CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O PT decidiu, nesta sexta-feira (22), afastar o ex-ministro Antonio Palocci do partido. Embora esteja no hotel que sedia a reunião petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou da votação da proposta de suspensão de Palocci.

A própria presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, encaminhou a proposta de desligamento. Pela decisão, Palocci fica afastado por 60 dias até que o diretório de Ribeirão Preto conclua o processo de desfiliação. Como Palocci está preso, a medida tem caráter simbólico.

A proposta foi aprovada por unanimidade em uma votação que consumiu um minuto. Íntimo aliado de Lula, Palocci disse, em depoimento ao juiz Sergio Moro, que o ex-presidente selou um pacto de sangue com a empreiteira Odebrecht. Em um primeiro momento, os dirigentes do PT de Ribeirão Preto resistiram à abertura de processo contra Palocci. Mas sucumbiram à pressão do presidente estadual do PT, Luiz Marinho. O Diretório Nacional do PT também elaborou um documento em que chama de irrevogável a candidatura de Lula à Presidência, afirmando que não há plano B.