A campanha +Vida no Rio Belém promove neste domingo dia 24 de setembro, no âmbito das atividades do Mês da Bicicleta, a 2ª pedalada pela despoluição do Rio Belém, que passará pelas principais vias centrais de Curitiba – que margeiam o rio. A pedalada é organizada pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) e pelo vereador Goura (PDT), com apoio da Arte Bici Mob, além da participação de cicloativistas, lideranças da comunidade e de trabalhadores, Rotarys Club, grupos de escoteiros, escolas, entre outros.

A concentração será a partir das 9h, no Jardim de Sofia, em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, ao lado das margens do Rio Belém. Serão ao todo 12 quilômetros até o final da Rua Canal Belém, no bairro Boqueirão, com duas paradas de observação no caminho: uma no encontro do Rio Belém com o Rio Ivo, perto do estádio da Vila Capanema e outra no início da Rua Canal Belém, no bairro Guabirotuba, passando a Linha Verde. Os participantes poderão optar por dois trechos, assim como na primeira edição da pedalada.

O primeiro terá sete quilômetros, da saída até o início do Canal Belém, na Linha Verde. Quem tiver mais disposição pode ir até o fim, ou até mesmo, entrar direto no segundo trecho. Vamos ter dois carros acompanhando, ajudando no ato. Portanto, é uma atividade de lazer com uma pauta que queremos que ecoe na cidade inteira, explica o coordenador da campanha, Rasca Rodrigues.

No primeiro trecho, os participantes passarão pela Avenida Cândido de Abreu, Passeio Público, Rua Tibagi, Rua João Negrão – sempre próximo ao leito do rio, que neste ponto é enterrado – finalizando com um contorno no estádio Vila Capanema e a Rua Iapó, no Prado Velho. Já o segundo trecho começa no encontro da Rua Canal Belém com a Avenida Salgado Filho, seguindo em linha reta até o cruzamento com a Rua Rodolfo Bernardelli. Nossa primeira pedalada foi bastante exitosa, por onde passamos, levamos nossa mensagem e chamamos a atenção para o tema, disse Goura.

Campanha Criada no Dia do Rio (24 de novembro) do ano passado, a campanha +Vida no Rio Belém já realizou diversas ações em prol da revitalização dos 21 km do rio. Ainda em 2016, foram promovidas várias blitz de conscientização com a entrega de 30 mil cartilhas para os moradores e comerciantes da Bacia do Rio Belém, que compreende 37 bairros da capital. Em março de 2017, foi realizada uma grande audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba para debater o assunto. Em junho foi realizada a 1ª pedalada pela despoluição do rio, que reuniu cerca de 100 apoiadores.

SERVIÇO: 2ª Pedalada pela Despoluição do Rio Belém
DATA: Dia 24 de setembro (domingo)
HORÁRIO: A partir das 9h LOCAL: Jardim de Sofia, Centro Cívico
ENDEREÇO: R. Conselheiro Raul Viana, S/N, em frente ao Palácio das Araucárias
MAIS INFORMAÇÕES: 41 3350-4056 ou 3350-4640
TRAJETO COMPLETO: https://goo.gl/KVB5S2