O Atlético-PR até apresentou bom futebol na Vila Belmiro na noite deste sábado (23 de setembro), tentou propor o jogo, mas acabou derrotado pelo Santos por 1 a 0 em partida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol santista veio com Bruno Henrique, aos 34 minutos, em lance marcado por uma sequência de falhas da defesa atleticana.

Com a derrota fora de casa, o Furacão estaciona nos 34 pontos, aparecendo na 8ª colocação. Tivesse vencido, o time teria chances de encerrar a rodada no G6. Agora, pode cair até duas posições e fechar a rodada seis pontos atrás do sexto colocado. Já o Peixe se reabilita da eliminação em casa na Copa Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil, chega aos 44 pontos e sobe para a segunda colocação, colocando pressão no Grêmio, que encara o Bahia neste domingo, às 21 horas, na Arena Fonte Nova.

PEIXE 4 X 0 ATLÉTICO

A partida pelo returno do Brasileirão foi a quarta na temporada entre Santos e Atlético. No turno, o time paulista já havia vencido por 2 a 0 na Arena da Baixada. Na Copa Libertadores, eliminou o rival do Paraná com vitórias por 3 a 2 na Vila Capanema e por 1 a 0 na Vila Belmiro.

ESCALAÇÃO

Sem o zagueiro Thiago Heleno, suspenso, o Furacão foi reforçado com os retornos de Paulo André e de Guiherme. Pela primeira vez, o meia-atacante iniciou uma partida como titular ao lado de Nikão e Felipe Gedoz, mas numa formação diferente do que muitos imaginavam. É que o técnico Fabiano escalou o ex-jogador do Corinthians no ataque, sacando Ribamar do 11 inicial e abrindo espaço para a entrada de Sidcley como ponta-esquerda, com Gedoz/Nikão atuando mais centralizado.

O Santos, por sua vez, teve desfalques importantes. O time não contouu com os dois jogadores mais importantes do meio-campo: o volante Renato e o meia Lucas Lima, ambos em recuperação. Também seguem fora do time o zagueiro Gustavo Henrique e o lateral-direito Victor Ferraz, lesionados. O volante Leandro Donizete esteve suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

PRIMEIRO TEMPO

Com Guilherme no lugar de Ribamar, a equipe paranaense ganhou em velocidade e movimentação, com trocas constantes de posicionamento do quarteto ofensivo atleticano, que pressionava muito a partir do meio de campo quando sem a bola. O Peixe, por sua vez, jogava com a marcação mais profunda e apostava nos ataques em velocidade pelos lados para levar perigo ao adversário.

Os primeiros 45 minutos de jogona Vila Belmiro foram marcados pelo equilíbrio, evidenciado inclusive pelos números do jogo, com os paulistas somando 52% da posse de bola e nove finalizações (três no alvo), contra sete (três certas) dos visitantes.

Chances claras de gol, porém, foram poucas. E na primeira delas, o Santos não perdoou a sequência de erros do rival, que começou com Nikão errando a troca de passes perto da área e colocando Wanderson na fogueira. Pressionado, o zagueiro erra o toque e entrega para Jean Mota, que chuta firme de fora da área. Weverton defender, mas nada pôde fazer para evitar o chute de Bruno Henrique no rebote – Wanderson, em mais um erro (o terceiro), dava condições ao atleta santista.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, duas mudanças no Furacão, com Matheus Rossetto e Ribamar substituindo Lucho González e Sidcley, respectivamente. Aos 17 minutos, foi vez de Felipe Gedoz deixar o campo para a entrada de Lucas Fernandes. No Santos, a primeira mudança veio aos 24 minutos, com Serginho no lugar de Vecchio. Seis minutos depois, Matheus Jesus substituiu Alison.

Com as mudanças, o Furacão passou a pressionar o adversário desde o campo de ataque, tentando dificultar a saída de jogo do Peixe e pressionar o adversário em busca do empate. Este só não saiu porque David Braz, aos 26 minutos, deu uma de Batman e surgiu do nada para salvar a finalização de Ribamar, que havia aparecido livre perto da pequena área após bela tabela entre Guilherme e Nikão pela esquerda.

SANTOS 1 x 0 ATLÉTICO

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison (Matheus Jesus), Vecchio (Serginho) e Jean Mota; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Wanderson e Fabrício; Pavez e Lucho (Rossetto)(Lucas Fernandes), Nikão e Sidcley (Ribamar)Guilherme. Técnico: Fabiano Soares
Gol:
Bruno Henrique (34-1º)
Cartões amarelos:
Lucho González (A); David Braz (S)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público:
4. 257 total
Renda: R$
118.835,00
Local: Vila Belmiro, sábado às 21 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Weverton sai jogando errado e entrega a bola ao Santos perto da área. Na sequência, Jean Mota sofre falta perigosa.

7 – Guilherme recebe na entrada da área e, apesar da passagem de Sidcley, tenta a jogada individual. Ele corta o primeiro marcador, mas o segundo consegue bloquear o chute.

9 – Jean Mota passa pelo marcador no meio de campo, vê a movimentação de Ricardo Oliveira e enfia a bola em velocidade. Weverton sai bem do gol e recolhe.

16 – Bruno Henrique chuta rasteiro de fora da área, no canto. Weverton cai e segura.

17 – Santos erra ao tentar sair jogando. Guilherme domina na entrada da área e chuta para a defesa segura de Vanderlei.

20 – Cruzamento de Gedoz buscando Lucho, a zaga afasta e Sidcley aproveita a sobra para chutar de fora da área. A bola passa com perigo por cima do gol.

23 – Copete puxa o contra-ataque e dá ótimo passe para Ricardo Oliveira. O atacante ajeita o corpo e bate de primeira, para fora.

25 – Gedoz passa por Alison na esquerda, avança e chuta da intermediária. Vanderlei salta e espalma.

34 – Gol do Santos! Sequência de erros do Atlético na saída de bola, primeiro com Nikão e na sequência com Wanderson. Jean Mota chuta forte de fora da área, Weverton defende, mas no rebote Bruno Henrique aparece para conferir.

37 – Guilherme toca para Lucho na entrada da área. O gringo domina no peito e ajeita para Nikão, que chuta de primeira. Vanderlei faz a ponte e evita um golaço.

44 – Copete aparece livre pela direita, avança até a entrada da área e chuta forte, por cima do gol.

Segundo tempo

3 – Bruno Henrique passa por dois marcadores e chuta da entrada da área. A bola passa por cima do gol.

13 – Cruzamento de Daniel Guedes para Copete, que sobe na primeira trave cabeceia com perigo, ao lado do gol.

14 – Copete recebe na entrada da área e chuta colocado. Weverton cai e defende com tranquilidade.

23 – Atlético faz boa troca de passes no ataque, Nikão chega até a linha de fundo e cruza para Ribamar.

24 – Pavez toca para Fabrício. O lateral corta para o meio e chuta forte. A bola passa raspando a trave.

27 – Nikão tabela com Guilherme pela esquerda e toca Ribamar, tirando Vanderlei da jogada. O atacante chuta, mas David Braz aparece na hora H e trava.

29 – Cobrança de escanteio de Guilherme, Fabrício sobe na primeira trave e cabeceia por cima do gol.

32 – Serginho faz o pivô na entrada da área e ajeita para Bruno Henrique, que chuta forte. Weverton vai de mão trocada e espalma.

36 – Daniel Guedes passa por Fabrício, invade a área e chuta buscando o canto oposto. A bola passa muito perto do gol.

45 – Contra-ataque do Santos. Ricardo Oliveira aciona Serginho, que chuta da entrada da área. Weverton defende e o atacante santista aparece livre dentro da área para aproveitar o rebote, mas chuta por cima do gol.