Qual mulher nunca sonhou em ter o guarda-roupas repleto de roupas novas, modernas e atuais? Esse é o sonho de dez entre dez mulheres, mas nem sempre isso é possível. Muitas vezes, as peças adquiridas a valores que nem sempre cabem no bolso, são usadas uma única vez, em ocasiões distintas, e ai daquela que repetir o modelito. Pensando nisso, a administradora Amanda Mariko trouxe para Curitiba o Nosso Closet, um conceito inovador em moda no país: a moda compartilhada.

A modalidade já existe em países da Europa, mas Amanda é a pioneira em oferecer esse serviço em Curitiba. O conceito de moda compartilhada já é utilizado por nós há bastante tempo, desde quando emprestávamos roupas e acessórios das nossas amigas e primas, diz Amanda. O uso compartilhado de roupas é uma espécie de brechó 2.0.O Nosso Closet é um serviço de assinatura mensal de locação de roupas por 30 dias. Com o valor de R$ 99,90 mensais, debitados diretamente do cartão de crédito da assinante, a pessoa pode retirar até seis peças entre roupas e acessórios por mês. O acervo conta atualmente com mais de 250 peças de vestuário. Estão disponíveis modelos femininos, calças, blusas, saias, vestidos, roupas sociais, exceto vestidos de festa, e mais de 50 acessórios entre colares, brincos, pulseiras e bolsas. A assinatura pode ser cancelada a qualquer tempo, sem fidelização ou cobrança adicional.

A loja atende somente com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da cliente. Como não somos uma loja de rua, atendemos em horários marcados e diferenciados, inclusive aos finais de semana e fora do horário comercial, para que a cliente tenha a comodidade de provar e escolher as peças de acordo com a sua vontade, sem pressa, afirma Amanda.

A maioria das peças é nova, algumas com etiquetas ainda, muitas de grifes conceituadas, como Zara e a grife curitibana Amollite. O acervo passará por renovação constante. Toda semana, vamos ter cerca de duas a três peças novas, conclui a empreendedora. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do empreendimento no Facebook – https://www.facebook.com/nossoclosetcwb/ ou pelo telefone (41) 99580-2689

Para crianças
Em outras partes do mundo, há também opções de moda compartilhada para crianças. A VIGGA oferece roupas infantis por assinatura na Dinamarca. A proposta é que o tamanho das roupas cresça junto com as crianças e que não haja desperdício no processo. Para isso, a marca oferece uma linha de peças feitas em algodão orgânico e livre de substâncias químicas.

A primeira encomenda é feita de acordo com o tamanho da criança, quando os pais recebem entre 15 e 20 peças de roupas. À medida que o bebê cresce, os pais podem devolver as roupas para a empresa, que fica responsável por higienizá-las e fazer os reparos necessários para encaminhá-las a uma nova família. Assim, o desperdício no processo se torna mínimo, já que as roupas são usadas por toda sua vida útil, passando por pelo menos cinco famílias e sendo descartadas apenas quando não estão mais em condições de uso.