Fazer música é uma arte. Criar instrumentos musicais, também. Em Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira no país com o Curso Superior de Tecnologia em Luteria, promove a 2ª Exposição de Instrumentos Musicais da Luteria (ExpoLuteria), que visa divulgar o milenar ofício, ainda desconhecido de grande parte do público brasileiro.
A exposição, com entrada gratuita, acontece até hoje, das 17 às 20 horas, na sala Design, Arte & Cia (piso térreo da Reitoria da UFPR), na rua General Carneiro, 460. Ex-alunos e profissionais da área participarão do evento, mostrando aos músicos o ganho de qualidade ao ter um instrumento construído de forma artesanal.
A luteria, ainda não é muito conhecida no nosso País, muitos músicos e mesmo professores de música desconhecem nosso trabalho, afirma o luthier Andreas Hellmann, especialista em instrumentos de corda acústicos (violinos, violas, cellos, violões, alaúdes e etc.) e formado em 2013 no curso da UFPR.
Na mostra, os visitantes poderão testar guitarras, violões, violinos, arcos, cigarboxes, dentre outros instrumentos, todos capazes de produzir sons exclusivos.
Já para o profissional da área, o espaço é uma oportunidade de ampliação dos negócios do setor, que anda aquecido por conta da inundação de instrumentos produzidos em série, grande parte deles vindos da China. A maior parte dos serviços de um luthier são de manutenção (regulagem, restauração, reforma, personalização) de instrumentos. Todo instrumento de fábrica pode ser melhorado por um luthier, aponta Hellmann.