Uma intensa programação toma conta dos espaços da Fundação Cultural de Curitiba nesta semana.

O destaque é a Bienal de Curitiba, que será inaugurada no sábado (30/9) e ocupará mais de cem salas de exposições e museus da cidade.

A abertura para convidados será às 17h, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). O público terá oportunidade de visitar as exposições a partir de domingo (1/10). A programação está em http://bienaldecuritiba.com.br/2017/.

Realizada há 24 anos e considerada o maior evento de arte contemporânea da América Latina, a Bienal terá obras de artistas brasileiros e de países dos cinco continentes. Com o título ‘Antípodas – Diverso e Reverso’, a edição terá a China como país homenageado. Com isso, Curitiba será sede da maior exposição de arte contemporânea e arquitetura chinesa já feita no Brasil.

Um dos principais legados desta edição da Bienal para a cidade é a escultura em bronze de Confúcio, doada pelo governo chinês e que será instalada no Largo da China, no Centro Cívico, no sábado (30/9), às 12h. O Largo da China fica na Marechal Hermes com Rua Deputado Mário de Barros.

Outro resultado da realização da Bienal é a doação de dois fornos de combustão à lenha de alta temperatura (1.300°C) para o Ateliê de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba. Os fornos foram doados pela Montana State University (EUA) e já estão sendo montados no ateliê.