De 5 a 8 de outubro acontece a 6ª edição do Cacharitiba – Cachaça é a bebida do Brasil, no Mercado Municipal de Curitiba. O evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia curitibana. O tema, cuidadosamente escolhido, ressalta o valor da cachaça para o Brasil. Sabendo que esta é a bebida mais brasileira, exclusivamente nacional e considerada patrimônio do país.

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira. Estima-se que o público seja o dobro da última edição. O evento engloba desde o processo de produção até o momento da degustação.

O Cacharitiba traz produtores de cachaça de diversas regiões do Brasil para expor seus produtos com degustação orientada e gratuita para o público. Focando em oferecer cultura e conhecimento sobre o destilado típico do Brasil, mostra a qualidade e diversidade da cachaça e como consequência, promove o comércio do produto na cidade de Curitiba.

Consumidores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a bebida e dispostos a desfrutar melhor da degustação, aproveitam o Cacharitiba para elevar seu patamar de informações sobre o destilado, além de possibilitar o aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com a cachaça, como garçons, chefes de cozinha, entre outros.

 

Novidades 2017 | Carreta Alambique-Escola e Vitrine da cachaça

A Carreta Alambique-Escola é um veículo preparado para rodar o país inteiro produzindo cachaça e ampliando a informação sobre a cachaça. Da moagem à destilação e ao envelhecimento, todas as fase da preparação da bebida serão demonstradas por especialistas, momento propício para o público conhecer de perto um alambique.

Já a Vitrine da Cachaça conta com produtores em contato direto com o público. São 26 alambiques presentes, representando quatro grandes regiões brasileiras e expondo centenas de cachaças. Toda degustação gratuita.

E o que também chama atenção a cada edição, é o concurso informal de degustação às cegas para o público visitante.  

 

Gastronomia no Cacharitiba

O evento também irá oportunizar a degustação de drinks e pratos preparados com cachaça, contando com a presença de Délio Canabrava (Bar Cana Benta), Gilly Zapellini (Mustang Sally), Lauro de Miranda (Coach de Consciência Alimentar) e Andrew Guilherme (Ananã Coquetéis).

 

Participação especial no evento

– Renato Frascino: técnico sensorial de bebidas e alimentos desde 1977, júri do Concurso Mundial de Bruxelas há 15 anos.

– Agenor Maccari Jr.: cachaça Porto Morretes, eleita a melhor do Brasil nos últimos dois anos.

– Francisco Locatelli: presidente da Confraria Paranaense da Cachaça.

– Grabriel  Vasquez: sommelier da Bodebrown.

 

História

O Cacharitiba surgiu em 2012 e vem acontecendo com sucesso em todas as edições. Procurando sempre consolidar a cachaça como uma bebida de alto nível, complexa e deliciosa se bem produzida.

Com produtores de todo o país, a 6ª edição vem para comemorar a ascensão da cachaça no mercado brasileiro e mundial, mas ainda continua com seu viés educacional, divulgando e apresentando a bebida aos novos apreciadores.

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si, conta.

 

Serviço

Local | Mercado Municipal de Curitiba Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 05 a 08 de outubro de 2017

Entrada Livre