Em outubro não tem só o Dia das Crianças para quem quer se divertir. Tem também o Halloween, festa norte-americana comemorada no dia 31 de outubro que já virou moda no Brasil. As escolas de idiomas costumam esperar o ano todo pela chegada da data, oportunidade na qual os alunos costumam aprender um pouco da cultura dos Estados Unidos, um dos maiores países de língua inglesa. 

Além das roupas, que podem ser alugadas nas lojas de fantasias, a maquiagem também conta ponto na caracterização, que tem inúmeras possibilidades. A maquiagem para Halloween feminina ou masculina e também para crianças é um dos detalhes que possibilitam que as pessoas realizem o sonho de ser um super-herói.

A maquiagem de Halloween costuma ter um forte apelo dramático, por isso o uso de cores fortes é essencial. Para quem não quer se fantasiar, mas apenas entrar no clima uma boa dica é apostar em uma make para noite, com cores mais fortes e pele sempre bem preparada, já que as festas para este evento costumam ser na ‘hora da bruxa’.

As meninas podem ir de maquiagem comum e com apelo noturno e com cores fortes e os meninos podem ir apenas com uma base para ficar com o visual mais pálido. A dica para entrar no clima, mesmo com uma maquiagem básica é usar uma base e pó sempre mais claros que o tom natural da pele. Isso vale para meninos e meninas.

Outro ponto importante a ser considerado para quem quer um look mais básico é esfumaçar sombra marrom ou chumbo no rosto. Afinal, na festa a brincadeira é brincar de se fantasiar de zumbi, que é um morto que saiu da catacumba para passear nesta data, ou seja, ele não tem a pele limpa.

Outra dica para ficar com cara de zumbi ou de bruxa a festa inteira é fazer a maquiagem durar. A melhor forma disso acontecer é investir em um bom fixador pós maquiagem spray. O produto deve ser aplicado em todo o rosto assim que terminar a make.

Ferimentos
Um detalhe que não pode faltar nesta festa é o sangue e os ferimentos no rosto e corpo, se a ideia é ser um zumbi. Para as feridas e machucados o ideal é aplicar um pouco de cola para cílios. Depois de seca, um pouco de base mais escura. sombra vermelhe e roxa mais ao centro de cada mancha, deixarão a ferida com cara de que ainda está cicatrizando. Para parecer mais real, o ideal é esfumaçar.


Para ficar com a cara da festa

1 Pele
Cubra todo o rosto, pescoço e colo (a região que ficar à mostra) com uma base em cor mais clara que a pele. Isso vai te dar o aspecto pálido que os morto-vivos possuem. Se a base não for sequinha, aplique pó compacto (também mais claro que sua pele) para fixá-la.


2 Sujeira
Lembre-se que a pele dos zumbis é suja. Com os dedos ou com a ajuda de um pincel, aplique tons de sombra marrom pelo rosto aleatoriamente, esfumando.


3 Ferimentos
Escolha os locais das feridas e machucados. Nestes espaços do rosto, aplique um pouco de cola para cílios. Não abuse para não ficar exagerado e pouco realista. Espere ao menos quinze minutos para que seque. Nos locais em que colocou cola, passe um pouco de base mais escura. Aplique também em outros locais para criar disformidade, mas também com cuidado. Imagine hematomas de pancadas e brigas e crie pensando nisso. Em cima da base escura passe um pouco de sombra vermelhe e roxa mais ao centro de cada mancha, para simbolizar a sua ferida ainda cicatrizando. Esfume bem para parecer mais real. Passe um pouco de gloss vermelho na ferida para ficar como se fosse sangue escorrendo.


4 Necrose
Espalhe um pouco mais com a cola seca em algumas partes, seguida de base e sombra roxa. Vai parecer que sua pele está caindo, como fica a dos zoombies em filmes. O melhor local para fazer esse tipo de mancha é na regiãos das mucosas do rosto: próximo ao nariz, boca e olhos.


5 Olhos
Não se esqueça de marcar bem os olhos com sombra escura marrom, roxa ou vermelha. Esfume e espalhe bem para formar as olheiras sob os olhos. Se você é mulher, uma dica é esfumar o contorno dos olhos com sombra e lápis preto e ir puxando outro tom amarronzado ou arroxeado na região em volta dos olhos, bem borrado mesmo.


6 Boca
Para ficar com aquele aspecto de morto, passe um batom arroxeado seco nos lábios e, em seguida, uma camada de pó compacto. O pó deixará os lábios com aquela aparência de ressecados. Com esse batom roxinho e com o gloss vermelho que você usou nos ferimentos, puxe riscos da boca em direção ao queixo, para simular sangue e podruras deixadas depois de ter mordido alguém. Você pode usar um pouco de sombra roxa, vermelha, marrom e até tons amarelados aqui também.


7 Cabelo
Se a intenção é ficar bem realista, molhe algumas partes do cabelo e passe bastante spray em outras para deixá-lo duro. Se você é mulher, dá para deixar os fios soltos e esfregar contra um travesseiro para ficar bem trash mesmo, ou então fazer um rabo de cabelo bagunçado com mechas soltas desgrenhadas.