Eleito o Equilibrista Financeiro 2017 em premiação do Instituto Brasileiro de Finanças – IBEF PR, o administrador Marcelo Scandian é CFO e co-fundador da MadeiraMadeira, startup líder na venda online de itens para a casa. Em entrevista, ele conta um pouco da trajetória que o trouxe até aqui.

Como você se sente sendo eleito o Equilibrista Financeiro 2017, entre candidatos de empresas de sucesso no mercado? 
Muito feliz e reconhecido. Não poderia deixar de mencionar que cada pessoa da MadeiraMadeira leva este prêmio comigo. Sem eles seria impossível realizar este case. Ao mesmo tempo, sinto uma grande responsabilidade para continuar fazendo jus a um prêmio de tamanha importância. Tenho grande admiração pelos demais candidatos e seus fantásticos cases, e pelo IBEF, do qual fico muito feliz por fazer parte.

A que você atribui o sucesso do case MadeiraMadeira?
Nossos pilares são pessoas, tecnologia e desafios. O uso da tecnologia para gestão, melhorias de processos, escalabilidade e inúmeras oportunidades em todas as áreas, realizado pelas pessoas certas e com desafios claros, traz uma cultura organizacional de evolução constante. Resolvemos nossos problemas com tecnologia e não com dinheiro. Para nós, o setor de tecnologia da empresa deve ser tão ou mais importante que os demais, contribuindo para levá-los a outros patamares.

O que você tira de ensinamento neste período de crise pelo qual o país está passando?
Crise é um momento em que nossas ineficiências são mais expostas e precisamos reconhecer pontos fracos e ameaças, sem evidenciá-los. É importante avaliar a fragilidade do mercado para aproveitar as oportunidades que a crise traz. Mas, principalmente, devemos questionar o status quo, ou seja, tudo aquilo que acreditamos que não precisa ser feito ou alterado – seja devido a cultura do setor, por estar fora de alcance ou pelo simples fato de que já era assim.  Na crise, é preciso uma rápida tomada de decisão e execução, maior flexibilidade no planejamento e mais autonomia às pessoas certas. É hora de sobreviver e riscos devem ser tomados.

Quais os planos para o futuro da MadeiraMadeira?
O nosso lema é: ‘não se limite’. Queremos ser o maior varejo de produtos para casa em geral e oferecer mais de 2 milhões de itens até 2021.. Para alcançar nossos sonhos, vamos continuar buscando investimentos para aplicar em tecnologia e queremos realizar um IPO na bolsa de Nova York entre 2020 e 2021.


CURTAS

  • Nesta terça-feira (10/10), a Inove Design recebe o designer Dari Beck, da 4U Office, para um bate-papo especial para convidados. Destinada a arquitetos, designers e profissionais do mercado de arquitetura e decoração, a palestra Arquitetura x Design x Indústria.
  • A Action Labs ministrou, na última sexta-feira (6) oficina sobre PoC Design, com foco em startups, para empresas da Incubadora do Sistema Fiep. A metodologia, inédita no Brasil,  é oferecida pela Action Labs para corporações de todo o país. Mais informações:  www.actionlabs.com.br

FRASE

O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas
(Bertrand Russel)


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br