Bombeiros militares e autoridades participaram da aula inaugural do Curso de Guarda-Vidas Litoral – 2017/2018 que aconteceu na manhã de segunda-feira (16) no auditório do SESC Caiobá, em Matinhos. O evento do Corpo de Bombeiros faz parte do início dos preparativos para o Verão Paraná 2017/2018. Os 60 profissionais, entre cabos e soldados, terão aulas práticas e teóricas para que possam atuar em situações de salvamento em rios, lagos, represas e mar de todo o estado.

De acordo com o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador do Verão Paraná 2017/2018, coronel Élio de Oliveira Manoel, serão mais de 450 bombeiros usados na atividade guarda-vidas durante a temporada. É muito importante que todos estejam preparados para atuar na parte de prevenção, atendimentos e demais situações que possam acontecer nos rios, lagos, represas e mar. O curso tem a finalidade de deixar os profissionais prontos para esta atividade, disse.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o serviço de guarda-vidas iniciou-se na década de 60 e desde então tem ampliado suas atividades cada vez mais. Em 2008 foi inaugurado o Centro de Treinamento Aquático de Guaratuba e em 2014 a elaboração do manual técnico de salvamento aquático.

A temporada 2017/2018 tem início no dia 21 de dezembro deste ano e se estende até o dia 18 de fevereiro do ano seguinte, logo após o Carnaval. Serão 59 dias de temporada.