O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o Ceará, nessa terça-feira (dia 17) à noite, em Fortaleza, pela 30ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense caiu do 3º para o 4º lugar, com 52 pontos. A equipe cearense subiu da 4ª para a 3ª colocação, com 54 pontos.

Antes do início da rodada, o Paraná tinha cinco pontos de vantagem em relação ao quinto colocado – o Vila Nova-GO. Agora, a distância é de apenas dois pontos. Os quatro primeiros sobem para a primeira divisão. Clique aqui para ver a classificação da competição no site Srgoool.

Na próxima rodada, no sábado, o Paraná enfrenta o vice-líder América-MG, em Belo Horizonte. O centroavante Alemão levou o terceiro cartão amarelo contra o Ceará e está suspenso para sábado.

“A gente queimou a gordura que tinha. Agora tem que jogar tudo contra o América”, disse o zagueiro Brock, logo após a partida com o Ceará.

DESEMPENHO
No Estádio Castelão, em Fortaleza, o Paraná apresentou seu pior desempenho desde que Matheus Costa virou o técnico da equipe. Além da falha defensiva nos minutos iniciais, proporcionando o gol do Ceará, a equipe também errou demais na saída de bola, não teve mobilidade no meio-campo e apresentou pouca criatividade no setor ofensivo. Os problemas táticos até ficaram em segundo plano, já que os erros individuais foram exagerados.

TÉCNICO
Esse foi o 10º jogo de Matheus Costa no comando da equipe. Ele soma 7 vitórias e 3 derrotas pelo clube.

ESCALAÇÕES
O Paraná não tinha Leandro Vilela, Minho e Biteco, lesionados, além de Gabriel Dias, suspenso. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com três meias ofensivos: João Pedro (direita), Renatinho (centro) e Robson (esquerda). A vaga de Gabriel Dias ficou com Luiz Otávio.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com falha defensiva do Paraná e gol do Ceará. Aos 4 minutos, Lima lançou. A linha de impedimento parou e Igor deixou Leandro Carvalho entrar livre para chutar: 1 a 0. Depois disso, a partida ficou marcada por forte disputa física, por muita marcação dos dois times e por poucas jogadas ofensivas. A melhor chance do Paraná foi aos 44, quando Alemão recebeu livre na pequena área, após escanteio, e errou a bola.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná voltou pior para o segundo tempo e passou a abusar dos erros individuais. O Ceará teve duas chances seguidas no início, mas Richard defendeu. O ritmo começou a cair a partir dos 15 minutos. Aos 16, a primeira substituição no Paraná, com troca de laterais. Saiu Cristovam e entrou Junior. Aos 23, saiu o volante Luiz Otávio e entrou o ponta Vitor Feijão. O Paraná mudou para o 4-3-3, com João Pedro e Renatinho como meias centrais. Na frente, Vitor Feijão e Robson nas pontas. O time reagiu e começou a criar algumas boas jogadas ofensivas. No entanto, o Ceará ficou mais perigoso nos contra-ataques.

CEARÁ 1 x0 PARANÁ
Ceará: Fernando Henrique; Richardson, Tiago Alves, Luiz Otávio e Romário; Raul e Pedro Ken; Leandro Carvalho (Maikon Leite), Ricardinho e Lima; Élton (Magno Alves). Técnico: Marcelo Chamusca
Paraná: Richard; Cristovam (Junior), Maidana, Brock e Igor; Luiz Otávio (Vitor Feijão), Vinícius Kiss, João Pedro, Renatinho (Murilo Rangel) e Robson; Alemão. Técnico: Matheus Costa
Gol: Leandro Carvalho (4-1º)
Cartões amarelos: Cristovam, Alemão, Vinicius Kiss, Murilo Rangel (P). Pedro Ken (C).
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Público: 35.992 pagantes (36.720 total)
Renda: R$ 749.684,00
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Ceará. Lima lança. A defesa para. Igor deixa Leandro Carvalho entrar livre e chutar o canto.
12 – Na área, Pedro Ken ajeita de cabeça. Élton tenta de bicicleta e manda sobre o gol.
13 – Cristovam recebe em posição legal, na área. A arbitragem erra e marca impedimento.
17 – Leandro Carvalho chuta de longe. Richard rebate.
39 – Richardson invade a área, se joga ao dividir com Igor e pede pênalti.
43 – Igor cruza. A defesa fura. João Pedro domina na área e chuta cruzado. O goleiro rebate.
44 – Renatinho bate escanteio. A zaga fura. Alemão erra a finalização na pequena área.

Segundo tempo
4 – Falta na esquerda. Em vez de cruzar, Ricardinho bate direto. Richard espalma.
5 – Leandro Carvalho cruza. Elton desvia com o joelho. Richard espalma.
27 – Renatinho chuta de fora. O goleiro espalma. João Pedro pega o rebote e cruza. Alemão cabeceia perto.
33 – Romário chuta de fora da área. Richard espalma.
40 – Cruzamento rasteiro de Robson. Vitor Feijão entra livre e chuta. O goleiro salva.