O Atlético Paranaense venceu por 3 a 2 o Vitória, nessa quinta-feira (dia 19) à noite, em Salvador, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou na 9ª colocação, com 38 pontos. A equipe baiana está na 16ª posição, com 33 pontos. Clique aqui para ver a classificação do campeonato no site Srgoool.

O time baiano segue como pior mandante da competição, com apenas duas vitórias nos 15 jogos em casa.

O atacante Ribamar marcou dois gols na partida. Ele chegou a quatro gols em 12 jogos no Brasileirão. É o artilheiro do time na competição, empatado com Sidcley (4 gols em 27 jogos) e Guilherme (4 gols em 15 jogos). Guilherme fez duas assistências na partida em Salvador e é o líder do Atlético nesse quesito, com cinco passes para gols no Brasileirão. Clique aqui para ver as notas para os jogadores do Furacão.

DESEMPENHO
O Atlético não teve uma atuação regular. Foi muito defensivo no primeiro tempo e abusou dos erros em todos os setores. No segundo tempo, depois de levar 2 a 1, o time partiu para um esquema radicalmente ofensivo – um 4-4-2 sem volantes, com Lucho e Guilherme como meias centralizados. Dessa forma, criou boas chances e virou para 3 a 2 graças à qualidade de Guilherme, Lucho e Ribamar. No entanto, passou sufoco na defesa e viu o Vitória desperdiçar três boas chances dentro da área.

TÉCNICO
Foi o 19º jogo do técnico Fabiano Soares à frente do Atlético. Ele soma 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Atlético eram o zagueiro Paulo André, em recuperação, e o meia Nikão, suspenso. O lateral-esquerdo Fabrício começou no banco, por não estar 100% recuperado. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. Os três meias ofensivos eram Guilherme (centro), Coutinho (direita) e Gedoz (esquerda).

O Vitória não tinha Kanu, Fernando Miguel, Willian Farias, Kieza, Todinho e Thallyson, todos lesionados. O time também usou o 4-2-3-1 no início do jogo.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol do Atlético. Aos 3 minutos, Guilherme bateu escanteio e Ribamar marcou de cabeça: 1 a 0. Depois disso, o time recuou totalmente e esqueceu de jogar. Passou a levar sufoco já no início. O empate era questão de tempo. E veio aos 23. Wanderson recuou mal, Weverton tentou rebater no susto e Jonathan falhou feio, cometendo pênalti infantil em Juninho. Neilton cobrou e fez 1 a 1. O Vitória seguiu melhor e dominando o jogo.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Gedoz e entrou Fabrício, que ficou na lateral. Com isso, Sidcley passou a jogar no meio-campo. O Vitória virou o placar já aos quatro minutos. Deivid driblou Jonathan e tocou para Trellez completar: 2 a 1.

MUDANÇA TÁTICA
Aos 11 do 2º, o Atlético mudou de novo. Saiu o volante Pavez e colocou o ponta Lucas Fernandes. O esquema tático alterou para 4-4-2. Os quatro meias jogavam em linha: Guilherme (centro), Lucho (centro), Sidcley (esquerda) e Lucas Fernandes (direita). Os atacantes eram Ribamar e Coutinho. O time ficou vulnerável na defesa, mas teve facilidade para atacar. O empate veio aos 20 minutos. Fabrício lançou, Lucho ajeitou e Douglas Coutinho fuzilou: 2 a 2. A virada veio aos 33. Guilherme cruzou e Ribamar cabeceou no canto: 3 a 2. O Vitória partiu com tudo para o ataque, mas a defesa atleticana resistiu à pressão.

ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Atlético-PR somou 8 finalizações (7 certas), 43% de posse de bola, 88% de eficiência nos passes e 4 escanteios. O Vitória teve 19 arremates (8 certos), 57% de posse de bola, 94% de eficiência nos passes e 7 escanteios. Os dados são do Footstats.

VITÓRIA 2 x 3 ATLÉTICO-PR
Vitória: Caique; Caique Sá (Patric), Wallace, Ramon e Juninho; Fillipe Soutto (André Lima), Yago, Uillian Correia; David, Neilton (Danilinho) e Trellez. Técnico: Vagner Mancini
Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Pavez (Lucas Fernandes) e Lucho González (Rossetto); Felipe Gedoz (Fabrício), Guilherme e Douglas Coutinho; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares
Gols: Ribamar (3-1º e 33-2º), Neilton (23-1º), Trellez (4-2º) e Douglas Coutinho (20-2º)
Cartões amarelos: Lucho González, Ribamar (A).
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Público: 7.741 pagantes
Renda: R$ 95.984,00
Local: Manoel Barradas, em Salvador (BA)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Ribamar chuta cruzado. O goleiro espalma.
3 – Gol do Atlético. Guilherme cobra escanteio. Ribamar sobe mais que a zaga e cabeceia no canto.
21 – David chuta de fora da área. Weverton espalma no canto.
22 – Bola cruzada. Wanderson recua mal. Weverton tira no susto. Jonathan faz lambança e derruba Juninho. Pênalti.
23 – Gol do Vitória. Neilton bate à direita de Weverton, que quase alcança.
31 – Neilton cobra escanteio. Wallace cabeceia. A bola raspa o ângulo da trave.
36 – Jonathan chuta de fora da área. O goleiro espalma no ângulo.
37 – Douglas Coutinho solta a bomba de longe. O goleiro tira para escanteio.
41 – O Vitória troca passes da esquerda até chegar à direita, na área. Caíque Sá chuta. A defesa tira.

Segundo tempo
4 – Gol do Vitória. David dribla Jonathan, invade a área e rola para Trellez completar.
10 – Deivid puxa contra-ataque e rola para Neilton, que chuta da meia-lua. A bola vai sobre o gol.
20 – Gol do Atlético. Fabrício lança. Lucho ajeita na área e Douglas Coutinho fuzila.
30 – Neilton cruza. André Lima cabeceia perto, ao lado.
33 – Gol do Atlético. Guilherme cruza da esquerda. Ribamar sobe mais que a zaga e cabeceia no canto.
35 – Contra-ataque. Ribamar toca para Coutinho, que chuta forte. O goleiro salva.
36 – Pressão do Vitória na área. Jonathan dá carrinho perigoso na área e o time baiano perde pênalti.
44 – Bate e rebate na área. Weverton tira mal. Patric pega o rebote e chuta sobre o gol.