Um livro que traça um perfil da cidade por meio de fotografias históricas e atuais foi lançado na noite dessa quinta-feira (19/10), no Círculo Militar do Paraná. É Curitiba Biocidade, dos fotógrafos Carlos Renato Fernandes e Hudson Garcia, que precisaram de 220 páginas para publicar a seleção de 238 imagens. O prefeito Rafael Greca, que prefacia a obra, compareceu à solenidade de lançamento.

Gosto desse nome (biocidade) porque significa a afirmação da cidade como espaço de vida, disse Greca, que também definiu Fernandes – o mais velho dos autores, de 79 anos – como um filho amoroso de Curitiba homenageando sua cidade. Ele nos presenteia com um tesouro de amor a Curitiba, disse. O prefeito lembrou que ambos foram parceiros na preparação dos eventos relativos aos 300 anos da cidade, comemorados em 1993, primeiro ano da primeira gestão de Greca à frente da Prefeitura.

A obra traz imagens da Curitiba urbana (como dos arranhacéus e parques, registrados por Fernandes), da fauna e flora (especialidade de Garcia) e também das águas. Entre elas estão ícones como o Farol do Saber Machado de Assis e o Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, e o grimpeiro – ave símbolo de Curitiba e que, por viver na copa das araucárias, é pouco conhecida dos curitibanos.

Assim como Greca, Fernandes e Garcia não dispensaram a execução do Hino de Curitiba no começo da celebração. A música foi cantada por Sueli Costa ao som do violão do marido, Nenê Gomes. O presidente do clube, Nélson Alexandre Fenley, participou da solenidade e recebeu o prefeito na entrada do salão.