O Paraná Clube pode ter mudanças na defesa, no meio-campo e no ataque para enfrentar o Vila Nova, nesta terça-feira (dia 24), na Vila Capanema, pela 32ª rodada da Série B. Na defesa, é confirmada a volta do lateral-direito Cristovam, que cumpriu suspensão no empate com o América-MG, no sábado. No meio-campo, a dúvida é o volante Vinícius Kiss, que sentiu dores na última partida. No setor ofensivo, há um desfalque certo (Robson) e três dúvidas (Renatinho, João Pedro e Alemão).

Os problemas na escalação aumentam o clima de tensão para a partida, tratada como uma verdadeira decisão. Eu sempre venho falando que o jogo mais importante é o próximo. Dessa vez isso é incontestável. É uma final para nós, declarou o técnico Matheus Costa. A situação na tabela explicam. O Paraná é o quarto colocado, com 53 pontos. O Vila Nova está em quinto, com 51.

O treinador não poucas pistas sobre a escalação, até porque depende do departamento médico para definir quatro posições. Robson está suspenso. Já Kiss, Renatinho, João Pedro e Alemão podem ficar de fora por lesões. A gente sabe do desgaste que está sendo essa sequência de jogos. O Kiss pediu substituição. Renatinho e Alemão ficaram em Curitiba tratando lesões e o João Pedro acredito que seja muito difícil a presença dele. Nós temos essas questões para definir e a escalação da equipe vai depender muito do departamento médico, declarou o treinador.

Renatinho e Alemão já não enfrentaram o América-MG porque estavam suspensos. O Renatinho está com uma micro lesão muscular que está incomodando um pouco. Iniciando o jogo ou entrando durante a partida, pode se tornar um problema grande que pode até tira-lo da Série B. E o Alemão é uma dor localizada de uma pancada próxima do joelho que levou no último jogo, explicou Matheus Costa.

O Paraná vem usando o esquema tático 4-2-3-1 desde o início do ano. Na linha de três meias ofensivos, Renatinho vinha atuando centralizado, com João Pedro na direita e Robson na esquerda. As opções para jogar centralizado são Zezinho e Murilo Rangel. Para as funções pelos lados do campo, as alternativas são Vitor Feijão, Giovanny e Felipe Alves. No meio-campo, o substituto de Kiss pode ser Luiz Otávio ou Jhony.

Além desses novos desfalques, o Paraná continua sem contar com o volante Leandro Vilela, o ponta Minho e o meia-atacante Biteco. Só Vilela tem boas chances de retornar em 2017.

ADVERSÁRIO
O Vila Nova só terá um desfalque para a partida. O zagueiro Alemão recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Ele será substituído por Wesley Matos. O time conta com o goleiro Luis Carlos (30 anos, que jogou no Paraná de 2007 a 2013), o meia Marcelinho (26 anos, que jogou no Paraná em 2016) e com os atacantes Tiago Adan (29 anos, ex-Atlético-PR) e Wallyson (29 anos, ex-Atlético-PR e Coritiba).

PARANÁ x VILA NOVA
Paraná: Richard; Cristovam, Maidana, Brock e Igor; Vinicus Kiss (Jhony ou Luiz Otávio), Gabriel Dias, Vitor Feijão (João Pedro), Renatinho (Murilo Rangel ou Zezinho) e Felipe Alves (Giovanny); Alemão (Rafhael Lucas). Técnico: Matheus Costa
Vila Nova: Luis Carlos; Maguinho, Wesley Matos, Bruno Prado e Gastón Filgueira; Geovane, PH, Alan Mineiro, Alípio e Lourency; Mateus Anderson. Técnico: Hemerson Maria
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza
Local: Vila Capanema, terça-feira às 21h30