No ano passado trabalhei para uma consultoria de São Paulo, e relembrei uma lição muito importante que passei a usar na minha vida. O trabalho que eu estava realizando era o treinamento de um grupo de vendedores de uma multinacional que iria lançar um novo produto. Seria importante, para quando eu estivesse em campo, conhecer alguns conceitos que fazem parte dos ensinamentos passados pela empresa para o seu grupo de vendas no Brasil.
Assim, durante alguns dias estive nos escritórios da consultoria aprendendo sobre esses conceitos. O incrível é que já os conhecia de um livro que li há anos, mas que estavam esquecidos e ou que simplesmente não pensei em usá-los, porém parece que na vida, algumas coisas se encaixam melhor para nós em determinadas épocas. Por isso espero que seja bom para você, ok?
Naquela empresa em específico, eles apresentam principalmente aos vendedores e grupos de pós-vendas, que lidam diretamente com o público em geral e precisam estar sempre de alto astral, três círculos: o de controle, o de influência e o de preocupação.
O primeiro, o de Controle, consiste nos pontos, atitudes, atividades onde efetivamente nós temos o domínio, onde podemos com nosso esforço mudar ou alterar, sem depender de ninguém.
O segundo círculo que estaria envolvendo o do Controle é o da Influência. Nele estão as situações que nos permitem, através delas, pedir, solicitar, dar opiniões e ou conselhos. Alguma atitude, gesto ou palavra estaria influenciando alguma situação ou acontecimento.
E o terceiro e último círculo que envolve os dois primeiros é o da Preocupação. Acredito que nem preciso explicá-lo, pois com certeza conhecemos muito bem, já que a maioria de nós gasta 70% do tempo nele. Não é à toa que ele envolve os dois primeiros.
O mais impressionante é que gastamos no da Influência 25% do nosso tempo e no do Controle apenas 5%.Como passamos o maior tempo nos preocupando, geramos, por conseqüência, muita dor de cabeça, pedra nos rins, gastrites, insônia e stress. Ocupamos demais a nossa mente com pensamentos negativos, medos, angústias e problemas que são irreais ou que não estão sobre o nosso domínio.
O que aprendi é que quando me deparo com um problema, que não está no meu círculo de Controle, nem no meu circulo de Influência, não devo perder tempo deixando-o no meu circulo de Preocupação. E, então, tenho mais tempo para me dedicar aos meus objetivos de vida, adiando o aparecimento de algumas rugas e cabelos brancos.
Esses círculos servem para administrar duas coisas vitais no corpo humano: energia e tempo!!!
Um grande abraço, boa semana e Deus te abençoe.
#treinamentoscomjogosdenegocios&palestrasdemetasevendas
Desmar Milléo Junior, Autor do Livro: “Apenas Boas Intenções Não Bastam”, Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas.Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores. SITE: www.milleo.com.br & www.treinamentodegestao.com.br