Empreendedores inovadores podem contar com o apoio da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) para desenvolver seus projetos dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A incubadora conta com 32 vagas abertas para atrair empresas inovadoras de base tecnológica.

São ofertadas 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. As vagas estão divididas nas duas unidades da Intec, em Curitiba (20 vagas) e em Jacarezinho (12 vagas).

Para participar do processo seletivo, o empreendedor deve submeter seu plano de negócios à avaliação de uma banca julgadora. A empresa deve apresentar um Plano de Negócios que contenha informações gerais da empresa e dos sócios, com uma descrição do negócio e um levantamento da concorrência, afirma Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar.

A Intec oferece também o programa de Incubação Verde para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes, em um projeto criado junto com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

CUSTOS – O valor mensal a ser pago pela empresa incubada depende do modelo de incubação e da etapa do processo de incubação em que a empresa se encontra. No período de implantação, como forma de incentivo aos novos negócios, a Intec oferece um desconto de 70% no valor da mensalidade, pontua Lima.

ETAPAS – Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora).

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, sete empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e E4R – Engineering for Rehabilitation.