O mundo iniciou nova rodada de negociações e mobilização para conter o aquecimento do planeta. Começou no dia 06 de novembro a 23a edição da Conferência do Clima, a COP 23, em Bonn, na Alemanha. Até o fim da próxima semana, a cidade abrigará a reunião anual que discutirá a regulamentação do Acordo de Paris sobre mudança do clima. A articulação internacional busca frear o aumento da temperatura média do planeta e os danos associados como secas e enchentes. Participam da COP 23 o Brasil e mais de 190 países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Cada país apresentou sua meta, sendo a do Brasil uma das mais ambiciosas: reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030.


Crianças que vivem em locais com mais árvores têm menos doenças
Um estudo liderado pela Universidade de Vermont, nos EUA, mostrou que crianças que vivem em locais onde a cobertura vegetal das bacias hidrográficas é maior, são menos propensas a sofrer de doenças diarreicas, a segunda principal causa de morte de crianças menores de cinco anos no mundo.Realizado com 300 mil crianças de 35 países, o estudo é o primeiro a quantificar a conexão entre a qualidade da bacia hidrográfica e os efeitos na saúde infantil em escala global. A equipe prevê que um aumento de 30% na cobertura de árvores nas nascentes e cursos d’água das bacias hidrográficas rurais teria um efeito comparável a instalação de sistema de saneamento de água. A pesquisa é a primeira a usar um novo banco de dados para estudar as ligações entre a saúde humana e o meio ambiente. O banco de dados possui 30 anos de pesquisas demográficas e de saúde.


ODS da ONU: benefícios da implementação nas empresas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: benefícios da implementação nas empresas, esse é o tema do encontro que acontece hoje (08), à partir das 8h30. A promoção é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), por meio do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (Giema). O encontro, gratuito e com intérprete de Libras, será conduzido pela coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação da Presidência do ISAE e vice-coordenadora do Conselho de Sustentabilidade da ACP, Gabriella Pita e pelo publicitário, Gustavo Loiola.