Será realizado em Curitiba neste sábado (11) o evento para orientar, divulgar e alertar a população sobre os riscos do diabetes mellitus. O evento marcará o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Organizada pelo Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, a 5ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de alertar sobre os riscos da doença, principalmente para os olhos.

Na maioria das vezes, o diabetes acomete adultos devido aos maus hábitos alimentares, ao sedentarismo e à obesidade. Portanto, fazemos questão de apoiar qualquer tipo de ação para prevenção e sensibilização dos paranaenses quantos aos riscos da doença, comenta o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

A campanha acontece entre as 9 e as 16 horas no estacionamento do Palácio Iguaçu, ao lado da Praça Nossa Senhora de Salete. Dentre os serviços oferecidos estão palestras, atividades físicas, orientação nutricional, avaliação odontológica e exames gratuitos como glicemia, pressão arterial e sistêmica, obesidade e fundo de olho para diabéticos.

O diretor técnico do CPO, Cristiano Toesca Espinhosa, lembra que na edição anterior, em 2016, 110 colaboradores conseguiram atingir 2 mil pessoas com mais de 7 mil exames realizados. Estamos na quinta edição da campanha e, para este ano, organizamos uma estrutura capaz de atender até 5 mil participantes e este é nosso objetivo, destaca.

OFTALMOLOGIA – Estudos mostram que 80% dos portadores de diabetes não conhecem as complicações oftalmológicas que a doença pode causar, como a cegueira irreversível. O diagnóstico precoce é o principal fator para evitar essa complicação. Com o exame de fundo de olho, os pacientes que forem diagnosticados com algum problema já receberão os primeiros tratamentos no próprio local, informa Espinhosa.

Além das alterações visuais, o diabetes pode causar outras complicações bastante prejudiciais à saúde, como insuficiência renal, infarto do miocárdio, infecções de repetição e doenças vasculares, desde o derrame cerebral até a gangrena de braços e pernas.

Estima-se que 16 milhões de pessoas têm diabetes hoje no Brasil, quase 10% da população. A pessoa que apresenta um ou mais sintomas como sede e fome excessiva, aumento da quantidade de urina, perda de peso brusca e fraqueza muscular, dores nas pernas, piora da visão, infecções, coceira e corrimento vaginal podem ter diabetes. Essas informações devem ser repassadas e, na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, finaliza o superintendente.

SERVIÇO:

5ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes

Data: sábado (11 de novembro)

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Estacionamento do Palácio Iguaçu

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº – Centro Cívico – Curitiba.