O Atlético Paranaense luta para encerrar um jejum de 270 minutos sem marcar gols. A chance de acabar com essa seca será neste sábado (dia 11) às 17 horas, no Engenhão, no Rio de Janeiro. O adversário é o Botafogo, time com melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro. A partida será pela 34ª rodada.

Nas últimas três partidas, o time paranaense não conseguiu marcar gols – empatou com a Chapecoense (0 a 0) e perdeu para Cruzeiro e Corinthians (ambos por 1 a 0). O gol não saiu por falta de tentativa. O Atlético somou 40 finalizações nessas três partidas – média de 13,3. Para ter uma noção do que esse número representa, a equipe que mais finaliza na competição é o Flamengo, com 15,2 por jogo.

A tarefa de encerrar o jejum não será fácil. O Botafogo lidera o returno do Brasileirão com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas nas últimas 14 rodadas. O Atlético é o quinto pior da competição nesse período, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Para complicar ainda mais, o técnico Fabiano Soares não contará com dois jogadores essenciais para o sistema ofensivo: Nikão e Gedoz. Os dois estão entre os cinco que mais finalizam da equipe. Gedoz é o líder do time nesse quesito, com 4,1 finalizações a cada 90 minutos jogados. Nikão é o quinto, com 2,1 finalizações a cada 90 minutos em campo. Ribamar (3,2), Ederson (3,0) e Lucas Fernandes (2,3) são o 2º, o 3º e o 4º.

Considerando apenas as finalizações certas, a dupla também está entre os cinco melhores do time. Gedoz é quem soma mais arremates certos: 1,4 a cada 90 minutos. Nikão é o quinto, com 0,8. Ribamar é o segundo, com 1,3.

Nikão e Gedoz ficaram em Curitiba, em recuperação médica, e não viajaram para o Rio de Janeiro. Outras baixas são o volante Deivid e o meia Matheus Anjos, também em tratamento.

O treinador não divulgou a escalação para a partida.

BOTAFOGO x ATLÉTICO
Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Marcos Vinícius e Rodrigo Pimpão; Brenner. Técnico: Jair Ventura.
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez e Lucho González; Sidcley (Douglas Coutinho), Guilherme e Lucas Fernandes (Pablo); Ribamar. Técnico: Fabiano Soares
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, sábado às 17 horas

OS CONVOCADOS
Pelo Atlético, para o jogo com o Botafogo
Goleiros: Santos e Weverton
Zagueiros: Paulo André, Thiago Heleno, Wanderson e Zé Ivaldo
Laterais: Fabrício, Jonathan, Nicolas e Cascardo
Volantes: Bruno Guimarães, Pavez, Lucho González e Rossetto
Meias: Guilherme e Pablo
Pontas: Sidcley e Lucas Fernandes
Atacantes: Douglas Coutinho, Ederson e Ribamar