Participei, recentemente, de um importante evento:O que esperar da economia paranaense em 2018? e a Indústria 4.0 como alavanca para a retomada do crescimento. Tema do 2° Café com Jornalistas, que reuniu executivos de empresas alemãs e a imprensa paranaense.

Disrupção na economia
O encontro foi conduzido por Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que afirmou que vivemos uma fase de disrupção na economia. Vemos drones que fazem entregas, carros que andam sozinhos, máquinas que gerenciam a produção e a qualidade – tudo isso faz parte de uma nova etapa em que a riqueza passa a ser gerada por inovações tecnológicas radicais, suportadas por aplicações digitais como big data, cloud computing e internet das coisas. A Indústria 4.0 é fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade das empresas no futuro, afirma Hoffrichter.

Grupo de intercâmbio sobre a Indústria 4.0
Diante disso, a entidade anunciou aos jornalistas a criação de um grupo de intercâmbio com foco na Indústria 4.0. Isso deve ocorrer a partir de 2018. Durante o evento, os desafios políticos, as oportunidades de negócios, as alternativas para exportação e os investimentos em capacitação humana também estiveram em pauta. Hoffrichter citou, ainda, algumas projeções em relação ao crescimento real do PIB de 0,5% para este ano e de 2,5% para 2018. Sobre o crescimento real e aumento de investimentos, o diretor prevê um salto a partir de 2020/2021.

O que é a Industria 4.0
A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Principais participantes
Entre os executivos presentes, que compõe o Conselho da AHK Paraná, estavam: Emerson Nogueira, diretor da OKE do Brasil; Emilio Abelenda, diretor da Kleiberit; Marcelo Fatuch, diretor do Consórcio Servopa; Wilson José Andersen Ballão, advogado fundador da Andersen Ballão Advocacia; Andreas Göhringer, diretor da AG Consulting; Hans Schorer, sócio-administrador da Termaqua e consultor do Centro Internacional de Tecnologia de Software; e Lourdes Manzanares, diretora geral Comercial e Marketing da Interprint. O COO da OKE Automotive (Alemanha), Fabian Voges, também participou do bate-papo. Mais informações: www.ahkcuritiba.com.br


Curtas:

  • * Vende-se planta frigorífica na RMC, boa estrutura em funcionamento. Posição logística privilegiada, próximo à divisa com SC, onde estão os maiores criadores de aves e suínos. Valor: R$ 14 milhões, passível de negociação. 41-99123-7933.
  • * O Paraná desponta com empresas líderes tanto em receita líquida como em rentabilidade em nada menos que sete dos 30 setores no especial 500 MAIORES DO SUL, o maior ranking regional de empresas do país. Evento a partir do próximo dia 16 de novembro, quando a Revista AMANHÃ e a PwC Brasil lançam o ranking GRANDES & LÍDERES – 500 MAIORES DO SUL. Em Curitiba, o evento de premiação ocorre no dia 22 de novembro, no Expo Unimed.  
  • * Livro:O mundo mudou… bem na minha vez!.Autor Dado Schneider.Em português bem simples: o futuro nos reserva momentos inesquecíveis, organizados e divertidíssimos para quem estiver familiarizado com o mundo digital. Editora Integrare.

Frase:

Se você é capaz de sonhar, é capaz de realizar. Nunca perca de vista o fato de que tudo aqui começou com um rato.

(Walt Disney)

 


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br