Além de marcar o retorno da Maria-Fumaça para Piraquara após 20 anos, o dia 7 de dezembro de 2017, também será lembrado pelo resgate da memória e conservação do patrimônio ferroviário do município e do Paraná. Na noite de quinta, em solenidade realizada na Casa da Memória Manoel Alves Pereira, foi oficialmente instituído o Centro de Memória Ferroviária de Piraquara – Superintendente João Tesserolli Junior.
Na ocasião, foi formalizada a parceria com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa Sebastião Pires Furiatti, que tornou Piraquara município associado. O espaço conta com fotografias, objetos, instrumentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram papel fundamental no povoamento e desenvolvimento de Piraquara.
Durante a solenidade o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou a importância da linha férrea e do movimento ferroviário para o município e a necessidade de preservação da história. Os ferroviários fazem parte da origem de Piraquara e devem ser lembrados sempre. O centro homenageia não só uma família, mas todas as famílias de ferroviários que ainda vivem em nossa cidade, destacou.
Não apenas preservar a memória ferroviária tão vinculada com Piraquara, o local também tem como objetivo desenvolver o turismo ferroviário. A intenção é que a gente possa estabelecer uma articulação maior com os municípios que possuem uma memória ferroviária e propor ações para retomar e fortalecer o turismo ferroviário no Paraná, explicou a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Maria Rizzi Galerani.
A Maria-Fumaça histórica passou por Piraquara iluminada para o Natal. O trem ainda faz passeios por Curitiba nos próximos dias.