O bengalês Akayed Ullah, 27 anos, suspeito pela tentativa de ataque em terminal de ônibus de Nova York ontem, citou recentes ações israelenses em Gaza como motivação para a ação, afirmaram autoridades. Israel realizou ataques aéreos no fim de semana contra a faixa de Gaza após disparos de foguetes pela facção radical Hamas, que convocou uma rebelião pela decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital israelense. A cidade é disputada por israelenses e palestinos. Essa é uma pessoa que estava vivendo em Nova York, um taxista, que estava aborrecido, irritado por nossa posição política, ou simpatizante do Estado Islâmico etc, disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo. O incidente ocorreu no terminal Port Authority, na região da Times Square, em Manhattan, que é o maior dos EUA, com um fluxo de 65 milhões de passageiros por ano. Abaixo do terminal está localizada a estação Times Square-rua 42 do metrô. Segundo a polícia de Nova York, Ullah amarrou uma bomba caseira em seu corpo com velcro e lacres de plástico. Ele ficou ferido, com queimaduras e lacerações, e foi detido e levado a um hospital.

NASA
Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma nova diretriz nesta segunda-feira que tem como objetivo promover os esforços do governo no avanço da exploração espacial para futuras missões para a Lua e para Marte Talvez consigamos ir ainda mais adiante no futuro. Em junho, Trump assinou um decreto que restabeleceu o Conselho Nacional Espacial, órgão consultivo de política espacial que foi ativado pela última vez há 25 anos. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, é o diretor do conselho e prometeu renovar a liderança americana.

SÍRIA
Retirada
Ao declarar vitória na Síria, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou ontem uma base aérea russa no país e anunciou uma retirada parcial de tropas. Trata-se da primeira viagem de Trump à Síria e ele também foi o primeiro chefe de Estado a visitar o país desde o início da guerra, há quase sete anos. A breve parada na base aérea Hemeimeem, na província costeira de Latakia, antes dele seguir para o Egito, ocorre dias após Putin anunciar que pretende concorrer à reeleição, em 18 de março. Putin quer encorajar o sentimento de orgulho sobre a retomada.

ALEMANHA
Coalizão
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pressiona pela formação rápida de uma nova coalizão de governo com o Partido Social-Democrata. Segundo ela, apenas uma aliança trará um governo estável, necessário para lidar com um período desafiador para a Europa. O bloco conservador de Merkel e o SPD começarão a discutir a possibilidade de fechar uma coalizão amanhã, em uma possível extensão da parceria dos últimos quatro anos. O SPD insistiu, após um desastroso resultado eleitoral em setembro, que pretendia passar à oposição, mas aceitou reconsiderar.

ONU
Assédio
A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse que qualquer mulher que se sentiu violada ou assediada por um homem tem o direito de falar, mesmo que o acusado seja o presidente Donald Trump. Eu sei que ele foi eleito, mas as mulheres sempre devem se sentir à vontade para denunciar. E nós sempre devemos estar prontos para ouvir, disse. No ano passado, Trump foi acusado por mulheres de assédio sexual. Durante a campanha presidencial, foi divulgada gravação de 2005 no qual Trump diz que beijava e apalpava mulheres sem o consentimento delas.