O Exército realizou uma força tarefa em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para a destruição de mais de 1.220 armas recebidas em Fóruns de diversas Comarcas paranaenses. Esse arsenal foi reunido no 5º Grupo de Artilharia de Combate Autopropulsado (5º GAC AP), no Bairro Boqueirão, em Curitiba, ontem, para simbolizar as destruições que ocorrem até dia 20 de dezembro por meio da Operação Vulcão. Com isso, o Exército vai terminar o ano com mais de 20 mil armas inutilizadas.

Na solenidade de quarta-feira (13), um blindado passou por cima das armas que posteriormente serão incineradas em usinas de siderurgia. Também houve a entrega de um relatório de recolhimento e encaminhamento de armas de fogo, acessórios e munições sob a guarda do Poder Judiciário do Paraná.

Especificamente no Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) encaminhou mais de 12 mil armas e 86 mil munições a 5ª RM, provenientes de todas as 161 Comarcas do estado. Esses materiais foram retirados das unidades judiciais após não serem mais necessários para a condução do processo judicial.

Em 2011 o CNJ publicou a Resolução 123, que determina que os tribunais encaminhem, ao menos duas vezes ao ano, armas de fogo e munições apreendidas ao Exército para destruição. De 2011 a 2016 pelo menos 320 mil armas juntadas aos processos foram entregues para destruição ou doação em todo o Brasil. Somente no Paraná esse número ultrapassa 70 mil no período.