Com o volume de chuva muito além do esperado, em um curto espaço de tempo, registrado no último domingo (17), a Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop) realiza diversos serviços emergenciais para melhorar a vazão da água. As intervenções estão concentradas principalmente no bairro Jardim Amélia, onde foram registradas as principais ocorrências, também atendidas pelas equipes de plantão da Defesa Civil. Em uma hora foi registrado um volume de 74 mm, quantidade prevista para o mês inteiro.

Desde a manhã desta segunda-feira (18), as equipes da Semop atuam em diferentes frentes de serviço, além da realização de inspeção nos locais mais afetados. As máquinas estão trabalhando no canal localizado no Jardim Amélia, próximo à linha do trem, que inclusive é de faixa de domínio da empresa Rumo. Além disso, estamos de prontidão para dar suporte às situações que por ventura chegarem até nós, afirmou o secretário de Obras Públicas de Pinhais, Mario Stier.

Cabe ressaltar ainda que a Prefeitura atua constantemente nos rios e ruas de Pinhais para evitar que alagamentos ocorram. Os resultados já são constatados há alguns anos, uma vez que os problemas decorrentes de enchentes já não são uma constante no município.

Piraquara

Outro município bastante afetado pela chuva forte de domingo foi Piraquara. O grande volume de água, em um curto espaço de tempo, acompanhado de rajadas de vento, causou estragos e alagamentos pontuais em alguns bairros. Desde ontem a Prefeitura de Piraquara e a Defesa Civil Municipal prestam atendimento emergencial nas regiões afetadas.

Logo após a chuva equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos foram deslocadas para desobstrução de ruas e retirada de árvores caídas. Na Rua Juri Danilenko, no bairro Guarituba, uma equipe removeu parte da estrutura de um estabelecimento que foi arrancada com a força do vento e bloqueou a via.

Na manhã desta segunda (18), diferentes frentes de trabalho atuam no recolhimento de galhos, levantamento de estragos, cadastramento de famílias atingidas, além de ações emergenciais para o escoamento da água da chuva. O Corpo de Bombeiros e a Copel também prestam atendimento no município.

A Defesa Civil Municipal segue monitorando as áreas de risco para prestar atendimento. Em caso de emergência o celular de plantão é o 98742-1828.
Prevenção

Durante todo o ano, em decorrência da instabilidade meteorológica, a Prefeitura de Piraquara intensificou os serviços de prevenção em locais considerados de risco. A Secretaria de Infraestrutura utilizou uma escavadeira hidráulica adequada para o serviço, com capacidade de alcance de 15 metros, própria para o desassoreamento de rios e canais responsáveis pelo escoamento das águas.

Foram realizadas ações específicas nos bairros Guarituba, Guaritubinha, Araçatuba, Vila Fuck, Planta Deodoro, Santa Mônica e Bela Vista. Equipes realizaram limpezas de valeta, construção de galerias de águas pluviais e grandes limpezas em canais extravasores. O trabalho resultou na remoção de toneladas de lixo e sujeira que impossibilitavam o escoamento adequado das águas.