Yaritssa Gabrielle Alves de Souza, 17 anos, que com a família é atendida pela Fundação de Ação Social (FAS), realizou o sonho da maioria dos estudantes do País: ingressar em uma universidade pública. Ela foi aprovada este ano no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na primeira vez que prestou vestibular.

A conquista é motivo de alegria e de orgulho para a família de Yaritssa, formada pela avó, Elizabeth Bento, com quem mora desde que nasceu, e dois irmãos. Eu sempre tive o apoio da minha família, contei para minha avó que queria fazer uma faculdade e ela sempre me ajudou. Apesar de todos os obstáculos, pude contar com incentivo e apoio dela e dos meus irmãos, conta a adolescente.    

Moradora da CIC, Yaritssa é acompanhada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nossa Senhora da Luz, onde desde 2005, participou de vários programas e serviços, principalmente de preparação para o mundo do trabalho. Entre eles, o Mobiliza, o Banco de Jovens Talentos, o Família Curitibana. Mais recentemente, a família da estudante foi incluída no programa Família Paranaense, que atende pessoas que vivem em situação de pobreza.

A estudante conta que o projeto Banco de Jovens Talentos, desenvolvido pelo Cras para orientação profissional, empreendedorismo e empregabilidade, a ajudou a se preparar melhor para as entrevistas de emprego e a trabalhar em equipe. Foi por causa da FAS que eu consegui meu primeiro emprego, conta a caloura de Administração, que trabalha como Adolescente Aprendiz, na Volvo, desde o ano passado.

Ela dedica a conquista de passar no vestibular também aos colegas de trabalho. Eles me ajudaram muito para eu conseguir entrar na UFPR, me incentivaram, me ajudaram a fazer inscrição, a entrar em cursos, financiaram a primeira parcela do meu curso de inglês. Enfim, foram extremamente importantes nesse processo, conta.

Dedicação

A psicóloga do Cras Nossa Senhora da Luz, Márcia Regina Hobmeir Bim, conta que Yaritssa e a irmã, Indaya, sempre estiveram presentes em cursos profissionalizantes oferecidos no Cras, o que foi um grande impulso na carreira profissional e pessoal da adolescente. Ela participou de vários, em diferentes áreas, como empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Inclusive, no início do atendimento, era uma menina tímida e falava pouco, hoje, ela se expressa muito melhor.

Segundo a psicóloga, a iniciativa da avó também foi essencial para que as netas buscassem qualificação profissional, tanto que parte do que recebia dos programas de transferência de renda Bolsa Família e Renda Família Paranaense foi usada para o pagamento do curso de inglês da adolescente.

É muito legal ver histórias como essa, pois são pessoas humildes que enxergavam como impossível entrar em uma universidade, por exemplo. Agora elas têm a possibilidade de idealizar sonhos e torná-los realidade, afirmou Márcia, que esteve presente na vida da estudante desde o início do acompanhamento da família pela assistência social do município.