A assessoria do Palácio Iguaçu divulgou ontem nota informando que o governador Beto Richa (PSDB) determinou a instauração de processo de investigação para o esclarecimento de eventuais irregularidades apontadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na 48º fase da operação Lava Jato. A investigação será conduzida pela Controladoria Geral do Estado. Richa também determinou o afastamento do cargo do assessor da Casa Civil, Carlos Nasser, alvo de operação de busca e apreensão e do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Nelson Leal Júnior, preso pela Polícia Federal.

O governador determinou ainda uma auditoria nos contratos de concessão do pedágio e também sobre os aditivos que foram assinados com as concessionárias do Anel de Integração. O prazo para a realização do trabalho é de 90 dias. Richa reforçou que se for constatado indício de irregularidade na gestão dos contratos sejam instauradas sindicâncias ou processos administrativos para apuração de responsabilidade.

Sobre Carlos Nasser, o governo, em nota, esclareceu que ele exercia a função de assessor político junto à Casa Civil, cargo de terceiro escalão, sem qualquer vínculo com o Gabinete do Governador. Em razão disso, o governador determinou o seu imediato afastamento do cargo, até a apuração completa dos fatos, diz a nota.