O prefeito Rafael Greca anunciou nesta sexta-feira (23/2) a criação do binário das ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no Santa Quitéria. Greca esteve no bairro para vistoriar as obras de melhoria do pavimento da João Alencar Guimarães, que começaram nesta semana.

Reivindicação antiga dos moradores e comerciantes locais, o binário deverá desafogar e deixar mais seguro o trânsito para quem circula entre o Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido.

Trata-se de uma importante ligação viária e precisamos de um sistema mais eficiente para que o trânsito possa fluir. As duas ruas serão requalificadas, sinalizadas e esperamos o mesmo êxito que tivemos no binário Mateus Leme/Nilo Peçanha, disse Greca, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel.

A expectativa de quem mora e trabalha na região é boa, principalmente em relação à segurança. É uma boa notícia a criação do binário, acredito que vá diminuir o volume de trânsito e os acidentes por aqui, afirmou Edilaine Moura, vendedora em uma empresa de climatização na Rua João Alencar Guimarães.

Na casa vizinha, o engenheiro florestal Mario Moro acompanhava o ritmo das obras de fresagem e também ficou satisfeito com a novidade. Sempre é bom ter evolução, esperamos que o desenvolvimento traga mais paz para os moradores, afirmou.

Benefícios

A criação do binário vai favorecer também os usuários do transporte coletivo, com a redução do percurso nos dois sentidos. O novo binário terá cerca de 2,5 quilômetros de extensão.

Pelas duas ruas circulam perto de dois mil carros diariamente em horário de pico (nos dois sentidos) e cerca de 20 mil veículos ao longo do dia. A João Alencar Guimarães passará de uma para três faixas de circulação, com estacionamento no lado esquerdo. Já a Major França Gomes terá duas faixas de circulação, mantendo estacionamento a partir da Rua Curupis. 

A João Alencar Guimarães é a continuação da Avenida Iguaçu e vai no sentido bairro. Já a Major França Gomes tem fluxo de  veículos no sentido Centro, até encontrar a Avenida Getúlio Vargas.

Obras   

Os trabalhos de revitalização da Rua João Alencar Guimarães começaram nesta quinta-feira (22/2). Inicialmente, é feita a fresagem (raspagem da camada antiga de asfalto) e a aplicação de massa asfáltica nos 630 metros entre a Avenida Arthur Bernardes e a Rua Professor Fábio de Souza. Depois, será a vez do trecho entre Herbert Neal e Olívio Zagonel, na altura da ponte. Esse trecho tem cerca de 200 metros de extensão.

A previsão é que os serviços sejam finalizados em dez dias. Até lá, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

Presenças

Acompanharam a vistoria o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, e o vereador Thiago Ferro.