Mais de oito mil pessoas participaram do Smart City Expo Curitiba 2018, maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado na quarta (28) e quinta-feira (01), no Expo Renault Barigui. O número de visitantes superou as expectativas da organização, que previa cinco mil pessoas.

Pela primeira vez, o Smart City Expo foi realizado no Brasil. O evento em Curitiba teve o apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital.

Os olhos do mundo estiveram voltados para Curitiba nos dois dias do Smarty City Expo, que teve debates sobre inovação urbana e apresentou soluções para o futuro das cidades”, diz o prefeito Rafael Greca. Ele lembra ainda que o Vale do Pinhão foi um dos grandes destaques do evento internacional, mostrando as propostas da rede para o incentivo à tecnologia, de criação de startups, de educação voltada à cultura da inovação, de revitalização de regiões da capital e de incentivo à eficiência em todas as áreas da administração municipal.

O Smart City Curitiba foi um sucesso, em todos os sentidos”, comemora André Telles, cofundador e diretor da iCtities, que organizou o evento no Expo Renault Barigui. “Tanto a participação dos congressistas quanto a contribuição dos speakers e expositores foi à altura deste evento histórico para o país e para a cidade, que agora faz parte do seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona.

Smart Plaza – Durante o Smart City Expo, 70 especialistas de todo o mundo apresentaram propostas para cidades inteligentes. Os debates se concentraram em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.

Renomados profissionais participaram dos debates e palestras, como o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), grupo mundialmente conhecido por analisar a forma como as tecnologias estão mudando a forma de perceber, planejar e vivenciar as cidades; o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015; e Agustín Suárez, diretor-geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires.

Já a área de exposição de 800m² contou com a participação de diversas prefeituras do Brasil, comitivas internacionais e empresas que exibiram soluções inovadoras para a construção de serviços públicos mais eficientes, com tecnologias inovadoras e que tornem as cidades mais sustentáveis.

Cerca de um quarto da feira foi ocupada pelo Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço idealizado pela Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O ambiente mostrou todo o ecossistema de inovação da capital e as iniciativas pioneiras no Vale do Pinhão, com aproximadamente 80 palestras e pitches (apresentações de cinco minutos) e dez expositores.