A Operação Artemis, da Polícia Ambiental do Paraná, prendeu 20 suspeitos na sexta (16) e neste sábado (17). A operação, batixada com o nome da deusa grega da vida selvagem-  mirou nas quadrilhas especializadas na caça, tráfico e comércio de animais silvestres e contra o comércio ilegal de armas e munição. Segundo a polícia, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Catanduvas, Três Barras do Paraná, Capitão Leônidas Marques e Cascavel. É maior operação realizada pela Força Verde no Paraná em dez anos. 

Entre os animais abatidos pelos suspeitos estão duas onças-pintadas, uma onça Yaguarundi, tatus, capivaras, pombos e gatos do mato. De acordo com a polícia, foram recolhidas ainda 23 armas de fogo, 4,4 mil cartuchos de munição, 4,6 mil espoletas, várias armadilhas, uma motosserra, 5 m³ de madeira e 37 pássaros silvestres, além de carne de animais abatidos e couro. 

Em uma das casas vistoriadas, os policiais descobriram uma fábrica de armas.,

Os presos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Cascavel, onde assinaram termos circunstanciados e foram liberados.,

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelos telefones (45) 3527-2424 e 181.