Foi realizada na segunda-feira a 35ª Audiência de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) no anfiteatro da Prefeitura de Araucária. Na oportunidade, aconteceu a apresentação do estudo do Residencial Parque Chiari (Bairro Cachoeira), relativo aos impactos que a implantação e operação podem causar à vizinhança. São 224 unidades habitacionais previstas para o empreendimento. O estudo pode ser conferido pelo link (clique aqui para conferir).
A elaboração do EIV contribui para aproximar o interesse de quem empreende do direito da população a uma cidade sustentável, já que busca-se através deste estudo eliminar ou diminuir os impactos gerados com a sua construção e funcionamento. Em geral, empreendimentos comerciais e industriais, assim como as mudanças substanciais de uso dos espaços e edificações já existentes, produzem impactos negativos e positivos ao seu entorno, podendo interferir diretamente no desenvolvimento da cidade. Por isso, as empresas responsáveis pelas mudanças devem pensar em minimizar os impactos, com medidas mitigatórias ou compensatórias.
O EIV está previsto no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor de Araucária. A regulamentação do instrumento em Araucária está estabelecida através das Resoluções do Conselho Municipal do Plano Diretor.
Cemitérios
Pessoas que possuam concessão para uso de jazigos nos cemitérios municipais de Araucária – Central ou Independência – precisam retirar seus boletos da taxa de manutenção anual dos jazigos na administração do cemitério central, para pagamento dos títulos até 31 de maio. A retirada deve ser feita pelo titular da concessão, o qual deve estar munido com CPF e comprovante de endereço para atualização de cadastro.