O Podemos (PODE) faz hoje uma cerimônia de filiação de políticos e militantes em Curitiba, no Teatro Positivo. O deputado federal Diego Garcia (PHS) confirmou adesão à legenda comandada pelo senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República nas eleições de outubro. Garcia é ligado à Bancada da Bíblia, que reúne na Câmara religiosos, pastores evangélicos e deputados conservadores. Pelo menos metade dos 30 paranaenses na Câmara Federal mudaram ou pretendem mudar de partido até abril, quando termina a chamada janela partidária para mudança de legenda sem o risco de perder o mandato por infidelidade. 

Moro

Na próxima segunda-feira, o programa Roda Viva da TV Cultura receberá o juiz federal Sergio Moro, ao vivo, a partir das 22h15. Esta será a primeira vez que Moro dará uma entrevista tão longa em programa de televisão. Os 90 minutos de entrevista, com a participação de cinco jornalistas, acontecem no mesmo dia em que o embargos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 9 anos de meio de prisão por Moro, serão julgados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que ampliou a pena aplicada pelo juiz de primeira instância para 12 anos e meio de cadeia.

Lula
Moro tem como premissa não falar em entrevista sobre casos ainda sob sua responsabilidade. Ele comenta somente casos já sanados de sua instância. Por isso, é possível que não comente o caso de Lula, mesmo que pressionado pelos cinco jornalistas.

Contratação
Por ter contratado um servidor municipal de forma irregular, com desvio de função, o ex-prefeito de Campo Largo (região metropolitana de Curitiba), Edson Basso (PSB) foi condenado por improbidade administrativa. A decisão é da 2ª Vara da Fazenda Pública em resposta à ação do Ministério Público.

Vigia
De acordo com o MP, o então prefeito nomeou, em 2005, um funcionário para a função de chefe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em um cargo comissionado. O servidor, porém, exercia atividades de vigia, referente a cargo que deveria ser de provimento efetivo, com a realização de concurso público. O MP destaca que a situação foi reconhecida como ilegal pela Justiça do Trabalho, em ação proposta pelo ex-servidor público na qual o município foi condenado. O ex-prefeito terá que ressarcir os cofres públicos em R$ 33,3 mil.

Má-fé
O procurador do município de Quedas do Iguaçu Eloy Dirceu Giraldi recebeu multa de R$ 3.933,20 por litigância de má-fé, em razão da alteração sobre a verdade dos fatos em denúncia contra a prefeita desse município da Região Sudoeste do Estado, Marlene Fátima Manica Revers (gestão 2017-2020), encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado. O TCE determinou ainda a realização de auditoria nos gastos com pessoal da prefeitura em 2016, na gestão do ex-prefeito Edson Jucemar Hoffmann Prado (gestão 2013-2016).

Itaipu
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna, anunciou, na manhã de ontem durante reunião de diretoria da empresa, em Brasília (DF), que deixará o cargo no próximo dia 5. Vianna, que completa um ano à frente da Diretoria Geral Brasileira da binacional amanhã, alegou motivos pessoais para o pedido de demissão e informou que irá trabalhar na iniciativa privada. Ele havia sido nomeado para o posto pelo presidente Michel Temer por indicação do governador Beto Richa (PSDB).