O trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas áreas industriais do Estado do Paraná (Sindimont) resultou em cerca de 5.000 trabalhadores encaminhados (em um período de 60 dias) para a seleção das vagas na Parada de Manutenção da Repar. A cooperação entre as duas instituições possibilitou um processo de encaminhamento mais organizado e transparente, além da formação de um importante banco de dados desses trabalhadores.

Todas as decisões sobre a contratação para a obra na Refinaria Presidente Getúlio Vargas foram de responsabilidade das empresas que, periodicamente, recebiam os cadastros atualizados. Segundo a Agência do Trabalhador de Araucária/Sine e o Sindimont, foram contratados por essas empresas 1.035 trabalhadores locais e 346 de outras regiões. As funções com mais contratações foram caldeiraria (414), montador de andaimes (175), meio oficial (97) e observador (85).

As cartas de encaminhamentos foram emitidas via Agência do Trabalhador, mas o processo foi todo realizado na sede do Sindimont. A Prefeitura disponibilizou um funcionário para atender aos trabalhadores interessados nas vagas diretamente no Sindimont e também cedeu um espaço físico para facilitar a seleção dos candidatos pelas empresas.

O trabalho em conjunto teve por objetivo apoiar e valorizar a mão-de-obra local. A parceria também conseguiu evitar a ação de pessoas mal intencionadas que pudessem se aproveitar da ocasião para tentar negociar (financeiramente) vagas. Vimos a necessidade de se organizar para não deixar que isso acontecesse, comentou Gilmar Lisboa, presidente do Sindimont. A soma de forças entre Agência do Trabalhador, sindicato e empresas, além do apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, fez com que o complexo processo de encaminhamento ocorresse de maneira tranquila.

Banco de dados – A formação do banco de dados ocorreu na sede do sindicato e os dados foram encaminhados para as empresas contratantes da obra na Repar, bem como estão nos registros da Agência do Trabalhador. Segundo a SMTE e o Sindimont, este banco de dados poderá ser utilizado para futuros processos de seleção de outras empresas.

A Agência do Trabalhador de Araucária atende, em média, 300 pessoas por dia em sua sede (Rodovia do Xisto, nº 5815, Sabiá – junto à Secretaria de Trabalho e Emprego). Para mais informações: (41) 3643-4315.