Com o avanço das obras de triplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel – PR 415, a Prefeitura de Piraquara prepara a readequação da região central para receber o novo fluxo. As alterações começam nos próximos dias, com a pintura de faixas de sinalização no pavimento, reposicionamento de placas e instalação de faixas e banners de orientação para motoristas e pedestres.
A principal adequação será a mudança do trânsito na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Barão do Cerro Azul. Além das alterações viárias, toda a região será revitalizada em um investimento aproximado de R$ 8 milhões. A Getúlio Vargas terá sentido único para Curitiba e a Cerro Azul sentido Quatro Barras.
A região vai receber nova sinalização horizontal e sinalização vertical, rampas de acessibilidade nas travessias de pedestres, nova arborização, nova rota de ônibus, vagas de estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD), vagas de estacionamento de carga e descarga, e vagas para veículos escolares.
Além disso serão colocadas ciclofaixas, ampliação e readequação da drenagem, diferenciação de cor no piso das esquinas para atenção do pedestre, travessias elevadas, calçamento em paver permeável, vagas de estacionamento para motos, cruzamentos elevados, calçadas e remansos em paver permeável e revitalização do asfalto.
As mudanças serão observadas por 90 dias para eventuais adaptações. A população pode contribuir, indicando sugestões e possíveis alterações por meio do email: [email protected] que as propostas serão recebidas e avaliadas.
A obra na Leopoldo Jacomel contempla triplicação e ampliação de 14 quilômetros da PR-415, em um investimento de R$ 145 milhões. O projeto tem um viaduto, uma trincheira, alargamentos de três pontes, alça e bolsões de retornos, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias, entre outras obras.