O Museu Paranaense (MP) abre nesta quarta-feira, dia 28 de março, às 17h, a mostra As Histórias das Mulheres a partir do Acervo do Museu Paranaense, que faz parte da programação do Mês da Mulher e ocupa o térreo da instituição até 24 de junho de 2018. A entrada é gratuita. 

A exposição enaltece as histórias das mulheres que podem ser contadas por meio do acervo do Museu Paranaense, segundo o Projeto de Extensão Cultura Material e Gênero: História das Mulheres no Museu Paranaense. O estudo é coordenado pelas professoras Renata Senna Garraffoni e Priscila Piazentini Vieira do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, e foi realizado por estudantes vinculados ao projeto. O resultado é fruto de uma parceria entre o MP e o Grupo de Trabalho Modos de Vestir. 

Esta parceria que o museu paranaense tem com a Universidade Federal do Paraná, em especial com o Departamento de História, tem trazido muitos frutos. Já tivemos todo o trabalho relativo à exposição das indústrias paranaenses, das moedas romanas, dos imigrantes, e agora estamos com este novo projeto estudando a cultura material feminina, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr. 

Após um ano de pesquisa na reserva técnica do museu e observação de exposições permanentes do espaço, foi constatado que há uma grande quantidade de materiais feitos por mulheres ou trabalhos que possuem a presença feminina. A exibição destaca essas obras encontradas no acervo, apostando no impacto que a maior presença de mulheres no circuito expositivo pode provocar no imaginário da comunidade em geral que visita o museu.

Mês da Mulher
A SEEC promove pelo segundo ano consecutivo, em março, o Mês da Mulher, com atividades voltadas à valorização da mulher em diferentes contextos: na área acadêmica, artística, cultural, pessoal e profissional. Bate-papos, exposições, palestras e shows fazem parte da programação aberta ao público em vários espaços culturais da secretaria. A programação completa está disponível em www.cultura.pr.gov.br.

Serviço
Abertura da exposição As Histórias das Mulheres a partir do Acervo do Museu Paranaense
Dia 28 de março de 2018 às 17h
Período expositivo: até 24 de junho de 2018
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br