Junto com o inverno, logo vem aquela vontade de se aconchegar ao redor de uma lareira ou então abraçar um cobertor quentinho para espantar o frio. Época do ano regada a bebidas quentes e comidas que aquecem, a estação pede uma pequena reorganização dos ambientes a fim de torna-los mais acolhedores e confortáveis para conviver com as baixas temperaturas.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas e inspirações para quem quer aproveitar o inverno com uma casa quentinha e aconchegante. Confira:

Aposte em tons terrosos

Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer

Os tons terrosos são sinônimo de acolhimento! Nessa sala de estar, assinada pela arquiteta Alessandra Gandolfi, o sofá na cor telha amplifica a sensação aconchegante, juntamente com o amadeirado do piso e da estante. A lareira em pedra natural garante noites aquecidas para toda a família.

Use revestimentos de personalidade

Projeto: UNIC Arquitetura | Foto: Eduardo Macarios

Revestimentos mais robustos garantem um ar impactante a qualquer ambiente. Para esse projeto, que leva a assinatura do escritório UNIC Arquitetura, a escolha do pórtico em Fresno Negro, que se prolonga por toda sala de jantar e estar, transforma o ambiente em um verdadeiro refúgio intimista. A combinação com a parede em tijolo de concreto e o piso em cimento queimado reforça o conceito.

Não esqueça da iluminação natural

Projeto: SUM Architecture | Foto: Francis Larsen

No frio a iluminação e a ventilação natural continuam sendo indispensáveis para a saúde e o bem-estar. Para tornar estes momentos de contemplação mais agradáveis e aconchegantes nos dias de temperaturas mais baixas, este ambiente, assinado pelo escritório SUM Architecture, ganhou uma lareira em mármore Olympia Red com vista para o jardim. Não dá vontade de ir embora, né?

Se inspire no estilo escandinavo

Projeto: Melissa Dallegrave Afonso com marcenaria da Temppo Móveis | Foto: Nando Fischer

Você já ouviu falar no estilo escandinavo? Ele é inspirado na região norte da Europa. O conjunto de países possui um típico clima frio e acabou criando um lifestyle que conquistou o mundo: transformaram o lar num verdadeiro ninho de aconchego. O mobiliário é uma das principais características deste décor, como nessa cozinha com marcenaria da Temppo Móveis. Tudo ée cuidadosamente pensado para otimizar o espaço e preza por acabamentos de alta qualidade. Os móveis brancos criam uma espécie de tela em branco para destacar tanto a iluminação natural durante o dia quanto a artificial à noite

Invista na área externa

Projeto: Leal Ribas Engenharia e Arquitetura com toldo retrátil fornecido exclusivamente pela M.Decor | Foto: Marcelo Stammer

A combinação de frio com sol é uma das sensações mais gostosas do inverno. É muito importante continuar mantendo a vitamina D, mas, com a devida proteção. Neste apartamento de três andares, um dos grandes destaques é a área externa, que pode ser perfeitamente aproveitada em qualquer estação. Isso, graças ao toldo retrátil com automação da M.Decor. A tecnologia adequa o ambiente as necessidades dos moradores, além de garantir privacidade.

Atente-se à iluminação

Projeto: Ponto41| Foto: Bia Nauiack

No inverno a sala de jantar ganha mais destaque, visto que nesta estação as refeições têm um gostinho especial. Um ambiente confortável e bem iluminado é perfeito para esta apreciação e o convívio social. Neste espaço, o destaque são as luminárias e o biombo, que compõem perfeitamente com a paleta de cores e o mix de texturas que as temperaturas mais baixas pedem. De produção autoral do escritório Ponto 41, as peças são indispensáveis para um décor contemporâneo e aconchegante. Para quem se interessou, as luminárias MoD e Biombo Flexo estão disponíveis na Villa Batel.

Abajur de coluna Satur, da Nordecor| Foto: Casa das Amigas

Outra opção para quem quer dar um toque especial na iluminação é apostar no abajur, um clássico da décor e investimento para tornar a casa mais aconchegante! Nessa sala de estar, o abajur de coluna Satur, da Nordecor, compõe com um mix de texturas e agrega uma iluminação mais quente para o espaço.