Divulgação

Os brasileiros estão gerando mais resíduos, mais municípios enviam lixo para lixões, e a coleta seletiva não avança. Em 2017, foram geradas 214 milhões de toneladas de resíduos e, destes, 7 milhões não foram coletados. Isso equivale a 6.100 piscinas olímpicas. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Abrelpe, Associação Brasileira Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Segundo o estudo, no ano cada brasileiro produziu 378kg e a coleta seletiva andou de lado. Em 2016, segundo o estudo, em 1.692 cidades não havia nem sequer uma iniciativa nessa área. Em 2017, esse número caiu para 1.647. Mas, na região Centro-Oeste, por exemplo, a maior parte das cidades (55,2%) não tem nenhum tipo de coleta seletiva. Para Carlos Silva Filho, diretor da Abrelpe, a estagnação se deve à falta de recursos dos municípios para o serviço e à falta de adesão da população.

Pesquisa revela contaminação por antibióticos em rios do Paraná
A contaminação das águas por antibióticos é um problema mundial. O brasileiro usa, em média, 22 mil doses de antibióticos todos os dias, o que coloca o país como o 19º maior consumidor do mundo, segundo a OMS. A pesquisadora e professora do programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Eliane Carvalho de Vasconcelos, acredita que, possivelmente, todos os rios do Paraná que recebem efluente de estações de tratamento, ou os que recebem diretamente os dejetos, estão contaminados por antibióticos. Ela tem feito pesquisas nos rios do Paraná envolvendo estudantes de graduação e mestrado. Em um dos estudos, feito no rio Passaúna, foi constatado que havia cafeína, o que indica a presença de substâncias farmacêuticas, como antibióticos e hormônios, uma vez que a cafeína é usada como marcador”, afirma.

Livro gratuito traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas
Um Livro gratuito traz receitas que utiliam plantas pouco aproveitadas. Ora-pro-nóbis, capeba, capuchinha, serralha são exemplos de folhas que estão no Livro de Receitas com PANC, um compilado de 11 criações dos chefs de cozinha Flávia Zanatta e Michel Abras. As receitas que integram o livro possuem como base os ingredientes utilizados na alimentação dos estudantes da rede municipal da capital paulista. Além de praticidade e simplicidade na elaboração dos pratos, foi considerada a dinâmica das cozinhas nas quais o cardápio estudantil municipal é preparado. O livro está disponível para consulta em PDF online para consulta e download
http://www.fsp.usp.br/site/wp-content/uploads/2019/07/receitas.pdf