Já incluso no rico calendário gastronômico anual de Curitiba, o Festival do Pão com Bolinho terá sua 7ª edição realizada em Curitiba entre os dias 8 e 26 de novembro. No período, o sanduíche será vendido ao preço único de R$ 10,90 em 42 dos principais bares da cidade, cada com uma receita especial.

Segundo Sérgio Medeiros, idealizador do festival e editor da plataforma online Curitiba Honesta, o movimento nos bares participantes chega a triplicar durante os 19 dias. A iniciativa do empresário tem fortalecido o setor gastronômico na capital, já que o evento eleva o número de consumidores que circulam pelos bares da cidade, aumentando a oferta de vagas de emprego e reforçando receita dos empresários.

Contribuição para o setor turístico e gastronômico da capital

Além de ter difundido um dos pratos mais tradicionais da baixa gastronomia regional, o pão com bolinho, Sérgio Medeiros contribuiu para que a carne de onça, petisco típico dos bares curitibanos, fosse definida oficialmente como patrimônio imaterial da cidade em 2016 (lei municipal 14.794/2016) . O projeto foi proposto pelo vereador Hélio Wirbiski (PPS) e sancionado pelo então prefeito Gustavo Fruet.
Desde quando foi inventada, há cerca de 50 anos, a carne de onça é a única comida típica de Curitiba. De lá pra cá passou a ser servida por mais de 100 estabelecimentos gastronômicos da capital. A receita tradicional é feita com carne magra colocada sobre fatias de broa preta, sal e pimenta moída na hora, regada com azeite extra virgem, cebola branca cortada bem miúda e cebolinha verde.

Relação de bares participantes:
Anita
Aqueces
Armazém Santa Ana
Aufenhaus
Bahir
Barbaran
Beholder
Best Ribs
Boteco Divina Béra
Burguer Bar
Campeiro – Cadore
Canabenta
Cantina Casa Velha
Carbone Pub
Cartolas
Cedro
Cidadão do Mundo
Cores da Frida
Dali da Esquina
Dom Cervantes
Fermentaria
Frens
Fritz
Fundição 52
Gordo & Magro
Hendrix
Jabuti
Kanavial
Marujo´s
Mr Hoppy – Mateus
Mr Hoppy – Mercês
Mr Hoppy – Trajano
Na Casa do Ganso
O Portão Bar
Pit Stop Burger
Porks
Quermesse
Quitutto
Silzeus
Simples Assim
The Best Hand Food
Tiwanaku