Publicidade
Comidinhas

7ª edição do Festival do Pão com Bolinho tem início em novembro

7ª edição do Festival do Pão com Bolinho tem início em novembro


Já incluso no rico calendário gastronômico anual de Curitiba, o Festival do Pão com Bolinho terá sua 7ª edição realizada em Curitiba entre os dias 8 e 26 de novembro. No período, o sanduíche será vendido ao preço único de R$ 10,90 em 42 dos principais bares da cidade, cada com uma receita especial.

Segundo Sérgio Medeiros, idealizador do festival e editor da plataforma online Curitiba Honesta, o movimento nos bares participantes chega a triplicar durante os 19 dias. A iniciativa do empresário tem fortalecido o setor gastronômico na capital, já que o evento eleva o número de consumidores que circulam pelos bares da cidade, aumentando a oferta de vagas de emprego e reforçando receita dos empresários.

Contribuição para o setor turístico e gastronômico da capital

Além de ter difundido um dos pratos mais tradicionais da baixa gastronomia regional, o pão com bolinho, Sérgio Medeiros contribuiu para que a carne de onça, petisco típico dos bares curitibanos, fosse definida oficialmente como patrimônio imaterial da cidade em 2016 (lei municipal 14.794/2016) . O projeto foi proposto pelo vereador Hélio Wirbiski (PPS) e sancionado pelo então prefeito Gustavo Fruet.
Desde quando foi inventada, há cerca de 50 anos, a carne de onça é a única comida típica de Curitiba. De lá pra cá passou a ser servida por mais de 100 estabelecimentos gastronômicos da capital. A receita tradicional é feita com carne magra colocada sobre fatias de broa preta, sal e pimenta moída na hora, regada com azeite extra virgem, cebola branca cortada bem miúda e cebolinha verde.

Relação de bares participantes:
Anita
Aqueces
Armazém Santa Ana
Aufenhaus
Bahir
Barbaran
Beholder
Best Ribs
Boteco Divina Béra
Burguer Bar
Campeiro – Cadore
Canabenta
Cantina Casa Velha
Carbone Pub
Cartolas
Cedro
Cidadão do Mundo
Cores da Frida
Dali da Esquina
Dom Cervantes
Fermentaria
Frens
Fritz
Fundição 52
Gordo & Magro
Hendrix
Jabuti
Kanavial
Marujo´s
Mr Hoppy – Mateus
Mr Hoppy – Mercês
Mr Hoppy – Trajano
Na Casa do Ganso
O Portão Bar
Pit Stop Burger
Porks
Quermesse
Quitutto
Silzeus
Simples Assim
The Best Hand Food
Tiwanaku

Publicidade