Valquir Aureliano

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil e acontece daqui 10 semanas, no dia 3 de novembro. Para os vestibulandos que vão começar a estudar nos últimos meses do ano ainda é possível aprender e revisar o conteúdo. Segundo Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, apesar da ansiedade e da pressão, a dica é revisar o que já se sabe e separar um tempo para absorver novos assuntos.

“O estudante tem que saber o peso de cada área do conhecimento para o curso que almeja, assim ele pode direcionar o estudo com foco nessas áreas específicas, mas sem descartar as outras. As chances de ter uma nota melhor são maiores”, afirma Fabrício.
O professor e Learning Coach Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos Aprovação 360º, é possível desde que o aluno tenha um planejamento de estudos e mantenha uma rotina disciplinada. “Se o estudante tiver consciência e disciplina para saber quanto estudar, quando, onde, por onde, o quê e como. Se conseguir organizar estes seis KPIs (Key Performance Indicator ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho) no dia a dia, ele terá menos dificuldade no processo e terá resultados melhores em pouco tempo”.

Outra dica importante é focar em ser um “especialista” no vestibular desejado. Segundo o professor e Learning Coach, o Enem apresenta três grandes especificidades que precisam ser dominadas pelo estudante: conteúdos mais abordados, pesos de cada área e gerenciamento do tempo de prova.
Outra sugestão dada pelo coordenador Fabrício Cortezi é aproveitar os momentos de lazer e descanso para realizar tarefas que estejam de alguma forma relacionadas com atualidades, conteúdos e notícias. Visitas ao cinema, exposições e museus, leitura de livros, jornais e sites de notícias são um caminho para se manter atualizado. “Tudo o que os alunos fizerem relacionado às disciplinas, mesmo indiretamente, é fundamental para aproveitar ao máximo o tempo que resta”, ressalta o coordenador.

Nesse período antes do ENEM é importante que o vestibulando se organize para não perder a calma. Uma das maneiras é estabelecer uma estratégia de prova, levando em consideração dificuldades e pontos fortes. O estudante pode fazer simulados para produzir diagnósticos e entender os conteúdos que ainda precisa desenvolver. Com esse diagnóstico, é possível elaborar um plano de ação e focar nos estudos.

Orientações para a reta final do ENEM

  • Revisar o que já sabe
  • Separe um tempo par a novos assuntos
  • Aproveite os momentos de lazer e descanso
  • Procure realizar tarefas relacionadas a atualidades, conteúdos e notícias
  • Visite cinemas, exposições e museus
  • Leia livros, jornas e sites de notícias
  • Se organize para manter a calma
  • Crie uma estratégia pessoal para a prova, considerando os pontos fracos e fortes do estudo

Os 6 KPIs de um planejamento de estudos perfeito são:
1. Quanto: quantas horas por dia o aluno irá estudar. Independente da quantidade de horas, o importante é ter uma rotina consistente, estudando todos os dias a mesma quantidade. O hábito é criado na repetição.

2. Quando: Intensificar os estudos para todos os dias, deixando alguns momentos para descanso como um sábado à noite ou um domingo na hora do almoço.

3. Onde: ambiente de estudos. O ideal é ir para um centro de estudos ou biblioteca, onde há muitas pessoas estudando, um local que estimule o ato de estudar, motivando o aluno a ter disciplina, foco, atenção, concentração e não procrastinar.

4. Por onde: materiais que irá utilizar (caderno, livros, apostilas, resumos). Caderno é sempre mandatório. Copie o que o professor está explicando e use o conteúdo para fazer as revisões depois.

5. O quê: tenha uma “bússola”: PRD (Peso, Recorrência e Dificuldade). A dica é focar nas matérias de maior peso – o Enem da peso diferente para cada área do conhecimento, assim como 99% das universidades também têm pesos diferentes para cada área do conhecimento.

6. Como: técnicas de estudo que serão implementadas. Regra básica: estudar a teoria, fazer o máximo de exercícios e ter uma fazer com frequência a revisão daquela teoria (pelo caderno ou por resumo), até aquele conteúdo estar bem absorvido.