Ricardo Almeida/ANPr

A cada dia da temporada de verão, 15 toneladas de lixo são retiradas das praias do Paraná, em média. De acordo com a Sanepar, responsável por fazer a coleta de dos resíduos e a higienização das areias no litoral paranaense, desde o dia 20 de dezembro foram retiradas 174 toneladas de lixo das praias.

Somente no dia 1º de janeiro, após a festa do Reveillon, foram 27 toneladas de resíduos deixado nas areias e retirado pelas equipes de limpeza. Naquele dia, 1,7 milhão de pessoas estiveram nas praias para acompanhar a virada de ano com festa de fogos.

No total, são 104 pessoas empregadas para o serviço de limpeza das praias até o fim da Operação Verão. Elas atendem os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, sendo que durante o dia são 78 profissionais fazendo a coleta manual, enquanto de noite a limpeza é realizada com o auxílio de máquinas.

Já o lixo que é depositado nos tambores colocados nas calçadas das praias é recolhido pelas prefeituras dos três municípios, que também fazem a coleta do lixo no restante da cidade e são responsáveis pela destinação dos resíduos coletados pela Sanepar nas areias.