Hoje, entre as maiores e menores, toda TV que se preza tem a gastronomia entre as suas atrações, ou inserida como um quadro obrigatório ou em formas das mais variadas de programas, entre os principais, realities de competição. Ana Maria Braga, Cátia Fonseca e Edu Guedes, além de outros, se inserem no grupo mais tradicional, ao lado de atrações mais recentes como as comandadas por Bela Gil, Rita Lobo, Claude Troisgros e Rodrigo Hilbert, entre os tantos da TV fechada. E, em outra ponta, os formatos de disputa, constituídos de fórmulas que buscam atrair atenção do telespectador com emoção e maior rapidez. Sem abrir muito o leque, limitando-se apenas aos mais ressonantes e às redes principais, já temos o ‘MasterChef’, da Band, há muitos anos, SBT com as versões do ‘Bake Off’ e a recente estreia do ‘Top Chef’, do Felipe Bronze, na Record. E se ainda falta a Globo, a partir do segundo semestre não faltará mais nenhuma, porque também ela já terá o seu em cartaz, movimentando alguns nomes importantes da cozinha brasileira. Como se observa, muito mais que modismo, a culinária se impôs como uma obrigação.


Paulo Belote/Globo

Reação – Atual novela das sete, ‘Verão 90’, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, conseguiu uma resposta surpreendente nos índices de audiência, como se constata principalmente nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro. Havia de fato a necessidade de dar tempo às autoras para mostrar serviço e elas não decepcionaram.  Klebber Toledo e Débora Nascimento formam novo par da trama. 


E vem mais
A propósito: o ‘Mais Você’ da Ana Maria Braga estreia no dia 22, o reality de culinária ‘Copia e Cola’. Seis cozinheiros amadores, durante cinco dias, serão desafiados a reproduzir pratos criados por chefs famosos. Os participantes terão acesso apenas à receita e à iguaria pronta — sem poder provar o prato original. A partir daí tentarão preparar a versão mais fiel possível daquela criação, tanto em sabor quanto visualmente.

Ninguém ganha
Mas se a quantidade da culinária na televisão começa a chegar perto, as mesas redondas de futebol já superam todos os limites do razoável. E do suportável. Um número que nem dá mais para contar. O dia inteiro, a qualquer hora, uns três ou quatro podem ser encontrados discutindo os assuntos da bola. Os temas é que, na média, não variam. São sempre os mesmos.

Trabalhando nisso
A dramaturgia da Globo está trabalhando, de maneira bem intensa, na escalação de ‘Bom Sucesso’, novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, estreia prevista para julho como a próxima da fila na faixa das 19 horas. Restam apenas alguns nomes para completar a lista.

Convidada especial
Juliana Alves faz, a partir desta sexta, participação especial em ‘Malhação – Vidas Brasileiras’, no papel de Carine, um alguém totalmente do mal.. Junto com um bando, ela planeja sequestrar Marli (Julia Mendes) e Mel (Maria Rita), respectivamente a namorada e a filha de Paulo (Felipe Rocha), dono do restaurante Le Kebek.

Outro nome
Ficou ‘Gonga la Gonga’ o título que o ‘Caldeirão do Huck’ vai utilizar para a versão do ‘The Gong Show’. Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas já foram registrados por outras pessoas ou empresas. ‘Show do Gongo’, por exemplo, pertence a Associação Cultural Mix Brasil. Gravações em curso.

Conta-gotas
O plano de demissões da Rede TV! continua atingindo os seus mais diferentes setores. Só nas últimas horas, entre nomes mais conhecidos, foram efetivadas as dispensas de Juarez Soares – comentarista esportivo, Michel Frei – diretor de arte, Ana Paula Abrão – repórter do ‘Sensacional’, Tiago Mendonça – narrador e Érika Abreu – correspondente em Londres.

Pedreira
A Record começa a exibir neste sábado, às 22h30, reprises do ‘Troca de Família’ em substituição ao ‘Programa da Sabrina’. No mesmo dia e horário, o SBT passa a apresentar a nova temporada de ‘Fábrica de Casamentos’. Reprise de um lado, inédito de outro.

Criatividade – 1
Suzana Pires está confirmada no World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que vai acontecer no próximo dia 21, a partir das 15h, no Teatro Eva Hertz, em São Paulo. Detalhe: trata-se de um evento marcado para o mesmo dia em 50 cidades do país, além de 5 países espalhados por 3 continentes.

Criatividade – 2
A atriz e roteirista da Globo irá comandar a palestra “Dona de Si”, sobre protagonismo nas relações de trabalho e na vida. No mesmo auditório, Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da emissora, vai falar sobre sua trajetória e a criação do projeto Verdejando. As palestras são gratuitas.


Bate – Rebate

  • Jô Soares em ‘O Livro ao Vivo’, espetáculo com a participação do jornalista Matinas Suzuki Jr., teve sua estreia remarcada para 11 de abril.
  • O bom entrosamento, amizade mesmo, da diretora Amora Mautner com todo o pessoal de ‘A Dona do Pedaço’ tem colaborado bastante para o bom andamento dos trabalhos…
  • … É a próxima da Globo no horário das 9 da noite e com um elenco dos mais estrelados.
  • O mercado para o pessoal da dramaturgia, em todos os seus setores, nunca esteve tão aquecido.
  • De volta à Globo, Helena Fernandes está no elenco de ‘Bom Sucesso’, a próxima novela das 7.
  • Didi Wagner também estará envolvida na cobertura do Lollapalooza no Multishow…
  • … Rafa Brites também está confirmada no mesmo evento e canal.
  • O ‘Documento Verdade’, na Rede TV!, exibe nesta sexta-feira, a partir das 22h15, uma reportagem de Claudia Barthel realizada na Antártica…
  • …A cobertura também mostrará o empenho para restaurar o complexo que sofreu um incêndio em 2012.

C´est fini
A quarta temporada do ‘The Voice Kids’ chega à reta final neste domingo, quando nove candidatos, sendo três de cada time, entram na disputa da semifinal. Além dos shows ao vivo, o público poderá acompanhar uma apresentação dos técnicos com seus times. ‘A Banda’, de Chico Buarque, está entre as músicas escolhidas para o programa. A final será no dia 14. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!