Contabilidade Fácil

A Educação Financeira em Tempos de Pandemia

Ao tratarmos das questões relacionadas à educação financeira, estamos falando muito mais do que em só economizar dinheiro ou da ambição por lucros. A educação financeira trata da valorização do trabalho, de esforços na obtenção de recursos e de como não os desperdiçar, conquistar sua proteção, segurança e tranquilidade quanto ao dinheiro, finanças e investimentos.

O período pelo qual a humanidade está passando, em decorrência do contexto pandêmico, é extremamente complexo, por um lado existe a preocupação com a preservação da saúde pessoal e coletiva, por outro lado, essa situação trouxe impactos à condição financeira de muitas pessoas.

Para a saúde física, a atual situação requer cautela e comprometimento dos cidadãos no sentido de evitar riscos, a recomendação para a saúde financeira, é a mesma: muita cautela e comprometimento.

O ideal seria que cada pessoa estabelecesse uma reserva financeira que garantisse o seu sustento e de sua família para um mínimo de seis meses. Obviamente essa condição ideal deveria ter sido pensada, planejada e estabelecida antes da pandemia, porém nem sempre conseguimos estabelecer as condições ideais. Pensando nisso, é sugerido que se adotem algumas alternativas que podem  ajudar na saúde financeira considerando o contexto atual: estabeleça prioridades, avalie a real necessidade de efetivar gastos, acostume-se a negociar preços, pesquise preços, evite o endividamento, organize o fluxo de caixa de suas receitas e despesas, classifique e gerencie as receitas e as despesas em fixas (ocorrem todo mês, com poucas variações) e variáveis (esporádicas, não ocorrem todo mês e tem variações significativas).

Não existe mágica, mas existe a organização, o planejamento e o hábito de praticar a contabilidade do patrimônio pessoal, e é por meio dessas práticas que se pode conquistar a segurança e tranquilidade financeira. 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, sem a intenção de substituir os prestadores de serviços contábeis.

Se precisar de ajuda e orientações para organização financeira, entre em contato com o NAF da Estácio Curitiba.

E-mail: naf.curitiba@estacio.br

Instagram: Instagram.com/nafestaciocuritiba

 

Ester Marlene Kurtz é Contabilista, Mestre em Contabilidade pela UFPR, professora na Estácio Curitiba.

Contato: ester.kurtz@estacio.br