A comédia teatral “A Graça da Vida”, protagonizada pelas atrizes Nathalia Timberg e Graziella Moretto, e dirigida por Aimar Labaki, vai chegar ao palco de Curitiba. O espetáculo, originalmente um grande sucesso de crítica e de público em Nova York, foi escrito pela norte-americana Trish Vradenburg e adaptado para os palcos brasileiros por Paulo Autran.

Fique por dentro da programação da peça.
 
Sobre a peça

Kate Griswald (Graziella Moretto) é uma roteirista talentosa, prestes a emplacar mais um sucesso televisivo. Sua vida sentimental é confusa, mas quem mais parece se importar com isso é sua mãe, Grace Griswald (Nathalia Timberg). Oscilando entre a intolerância e o carinho, as duas mantêm uma relação tempestuosa, pontuada por um senso de humor ácido e inteligente.

A situação ganha novos contornos quando Grace desenvolve o mal de Alzheimer, e mãe e filha se vêem obrigadas a equilibrar suas diferenças e semelhanças, em nome do grande amor que, na verdade, as une. A partir desse problema, Grace e Kate passam suas vidas a limpo, encontrando no Dr. Sam (Fabio Azevedo), médico da mãe e prentedente da filha, mais um elo de ligação entre elas.

O texto foi inspirado na batalha que a mãe da própria Trish Vradenburg, a autora da peça, travou contra o mal de Alzheimer. Mas a escritora lançou mão dessa experiência pessoal e extremamente difícil para escrever uma história delicada, onde mãe e filha são forçadas a aceitar e a pensar sobre os temas da perda e da separação. A peça, porém, fala de esperança e possibilidades, apresentando uma maneira bem-humorada de se encarar a realidade.

Apesar da seriedade do tema, A Graça da Vida foi uma das comédias de maior bilheteria do ano de 2002,  em Nova York. Para Vradenburg, o humor de seu trabalho vem do absurdo da condição humana, não da constatação da doença. “Eu lido com as coisas por meio da risada”, diz. “Trata-se de um grande dom.” Assim, o espetáculo de Trish é uma comédia que, com delicadeza, trata da fragilidade, das alegrias e das tristezas que, queiramos ou não, fazem parte de nossas vidas. Um espetáculo, a um só tempo, comovente e divertido.

Adriana Londoño, Ênio Gonçalves, Eliana Rocha e Renan Winnubst completam o elenco. Todos são atores que transitam com desenvoltura pela comédia e pelo drama.