Fotos reprodução Pinterest – Diane Keaton mostra que coturno vale a qualquer idade e para qualquer estilo

Tem um sapato que vem dividindo o coração e os pés de quem gosta de estilo e de conforto. O coturno escapou dos uniformes militares e veio parar na cena fashion. Não só das mais urbanas, dramáticas e de visual agressivo, mas de quem, simplesmente, quer um sapato para toda hora e toda obra. Ele é resistente, protege os pés da chuva, do frio, mas não exageradamente, uma vez que vai bem até com as minissaias – que também ensaiam um retono aos guarda-roupas.

Como o coturno é pesadão, você tem duas alternativas. Uma é assumir essa característica e criar um look igualmente pesado, com couro, metal, volume e doses a mais de extravagância e drama. Outra é aliviar essa densidade toda com roupas leves, frescas, em tecidos fluidos. A escolha é sua: pesar na mão e assumir essa proposta meio rocker ou tentar equilibrar a proposta com peças femininas e românticas.

Uma dica é aproveitar essa personalidade forte do sapato e deixá-lo à mostra. Escondê-lo embaixo da calça não é muito legal, a não ser que seja sob uma pantalona ou saia longa. Mas o mais interessante é deixá-lo exibido sob calças mais curtas, sainhas, vestidos e afins. Encurta a silhueta? Pode até encurtar, o que não é necessariamente um problema. Mas se incomodar, então, opte por sapato e calça da mesma cor.

Calça social combina, sim, com coturno, que atualiza o look

Look clássico, black total, com coturno e jaqueta de couro

Brincando com opostos: vestido romântico e coturno nos pés