Divulgação

Você já reparou que as mães encarnam todos os papéis da humanidade? Conheço tantos “estilos” de ser mãe que poderia fazer uma lista sem fim. “Eu começo e vocês terminam”, como naquela brincadeira do facebook.

 Mas vou mencionar alguns personagens com quem convivo diariamente, na minha vida pessoal e na profissional.

 Vejo ao meu redor mães vivendo múltiplos roteiros: mães empreendedoras, investidoras e gestoras, professoras e estudantes, mães que empregam e que prestam serviços, mães que chefiam e mães que emprestam seu talento em funções de apoio. Mães que criam, que devotam suas rotinas – ou a falta de – a cuidar da família e zelar pelos sonhos de todos.

 Mas acho que todas as mães têm – além de um amor que não se mede – uma missão em comum: a de educadoras. Somos a primeira escola da sociedade, com lições que brotam do coração e alcançam todas as facetas da vida.

 Ensinamos a amar, a perseverar, a perdoar e a pedir perdão. Apontamos caminhos e nos obrigamos a deixar que os filhos escolham. Ok, nem sempre, mas a gente tenta!

 Estamos ali nos primeiros passos e nas primeiras letras. E também estamos a postos a cada tropeço e a cada diploma. A caminhada de cada filho e de sua mãe é construída dia a dia, administrando as dores e celebrando as conquistas.

 Um filho é o nosso maior empreendimento. Por isso acho que as mães são empreendedoras natas, numa incansável jornada de trabalho temperada por instinto, por afeto, resiliência e ousadia.

 Não precisa ser poeta para entender que não existe mar de rosas no horizonte profissional das mães. Basta ser mãe para saber que as oportunidades frequentemente vão minguar, as promoções não virão, algumas portas serão apenas entreabertas, várias carreiras vão estacionar ou até recuar…

 A sociedade ainda é patriarcal e as relações de poder expressam preconceitos que se camuflam nas homenagens pelo Dia das Mães. Mas estamos caminhando para solapar as barreiras que segregam e para obter igualdade de tratamento, independentemente de gênero e da quantidade de filhos.

 A maternidade também é uma arma, talvez a mais poderosa. Vamos usá-la sem medida! Feliz Dia das Mães!

 

* Adriana Karam é presidente do Grupo Opet e reitora do Centro Universitário UniOpet, além de pesquisadora e implementadora de inovação na educação. É também investidora-anjo, integrando o WIM Angels e o Curitiba Angels