Marcelo Camargo/ABr – Encontro desta semana é o mais importante desde a COP 9

Curitiba sedia a partir desta quarta-feira (13) a 1ª Reunião do Grupo Brics 2019. O encontro reúne representantes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e é preparatório para a XI Cúpula que será realizada em novembro em Brasília, com os presidentes dos países-membro. Trata-se do mais importante evento diplomático realizado em Curitiba desde 2006, quando a cidade recebeu encontro mundial de meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU).

As reuniões de trabalho das autoridades participantes, voltadas a discutir assuntos em comum, ocorrerão no Salão de Atos do Parque Barigui, amanhã e na sexta-feira. São esperados no encontro em Curitiba o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, os embaixadores Sergey Pogóssovitch Akopov (Rússia), Yang Wanming (China) e Ashok Das (Índia), entre outras cerca de 55 autoridades.

Com apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recepciona os participantes hoje, na abertura oficial do encontro, às 19 horas, no Memorial de Curitiba, da qual também participará o governador Ratinho Jr. “É um evento da mais alta importância no ambiente das Relações Exteriores e reforça a reinserção de Curitiba no âmbito internacional, o que é fundamental para promover e desenvolver nossa cidade”, afirma o Greca, destacando que este ano o Brasil preside o grupo e o banco do Brics.

Curitiba se candidatou a receber o encontro em 2018. A escolha da cidade foi anunciada pelo Itamaraty ao prefeito em fevereiro deste ano.

Encontro provoca bloqueios no Centro e no Parque Barigui

Para a abertura oficial do encontro dos BRICS, nesta quarta, haverá bloqueio nas adjacências do Memorial de Curitiba, que fica no Largo da Ordem. Haverá Bloqueio integral da Mateus Leme com Treze de Maio a partir das 17 horas (já se trata de um trecho restrito a automóveis). E parcial da Rua Nestor de Castro com Rua do Rosário, a partir das 18h30. Agentes da Setran e da Guarda Municipal orientarão o trânsito.

Já por conta das reuniões a partir desta quinta-feira (14), a Alameda Ecológica Burle Marx, onde fica o Salão de Atos no Parque Barigui, terá bloqueios e restrições de circulação entre a Avenida Cândido Hartmann e o Pavilhão de exposições Expo Renault, das 7 às 22 horas. O estacionamento e acesso ao parque Barigui pela rodovia BR 277 estará liberado. O acesso de pessoas ao Complexo Imap Barigui será restrito.

O Brics é um grupo que começou a ser organizado informalmente por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006 – ainda como BRIC – para defender interesses em comum de países com grau de desenvolvimento econômico similar. A primeira cúpula oficial foi realizada em 2009. A África do Sul passou a integrá-lo em 2011, agregando o S (de South Africa) ao acrônimo.