O outubro rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, é a mais popular entre as campanhas de prevenção na saúde em todo o mundo. Foi criada no final do século 20, nos Estados Unidos, e em pouco tempo ganhou adesão no resto do mundo, inclusive no Brasil. Depois dela, outras campanhas foram criadas utilizando o mesmo mote das cores. No próximo mês, por exemplo, acontece o novembro dourado, voltado à prevenção do câncer infanto-juvenil.

Mas qual a utilidade deste tipo de campanha? O principal é colocar a prevenção em evidência e, assim, conseguir atingir o público alvo. Em alguns casos, como o outubro rosa, ganhar até mesmo projeção mundial. Também é mais fácil de lembrar e associar as cores com determinadas doenças. O azul, por exemplo, é usado pelas Nações Unidas para lembrar a luta contra o diabetes.

Com o passar dos anos, mais e mais campanhas foram adotando os meses e as cores. Veja ao lado outras campanhas que utilizam as cores.

Campanha pede a doação de lenços
Todas as unidades do Laboratório Frischmann Aisengart da Grande Curitiba participam, a partir de hoje, da campanha Doe um lenço, ganhe amizades. A campanha tem como objetivo fazer com que a comunidade doe lenços para as pacientes do setor de Oncologia do Hospital Erasto Gaertner e da Santa Casa de Curitiba. A doação pode ser feita diretamente com as recepcionistas das unidades do Frischmann Aisengart.

O Shopping São José, em São José dos Pinhais, também está com uma campanha para arrecadar lenços neste outubro rosa. A campanha arrecada lenços e perucas que serão destinadas ao projeto Rosa Klass, que auxilia mulheres portadoras do câncer de mama. Para participar, os visitantes podem deixar suas doações no SAC, que fica no piso L1.

Para conhecer mais o projeto Rosa Klass, parceiro do Shopping São José nesta ação, acesse: http://rosaklass.com/