SMCS

As visitas guiadas Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba, organizadas pela Secretaria Municipal da Educação, serão retomadas a partir do dia 23 de fevereiro. A comunidade já pode se inscrever pelo e-mail [email protected]. É necessário informar nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato.

O percurso, no Largo da Ordem e proximidades, permite o aprendizado sobre espaços urbanos, com ênfase na diversidade religiosa da cidade, e inclui passagens por lugares sagrados do centro histórico. Desde a criação, em  2017, foram realizadas 23 edições abertas à comunidade que, juntas, somam mais de 1,5 mil participações.

Segundo Karin Willms, professora da rede municipal de ensino e integrante da equipe de currículo da Secretaria da Educação, o trajeto revela a arquitetura religiosa, a história da chegada dos imigrantes na cidade e a diversidade no espaço urbano.

O percurso começa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, às 9h, e passa pelos irôkos (árvores sagradas do Candomblé), pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente e do Rosário, pela Arquidiocese de Curitiba e Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

A caminhada tem duração de aproximadamente duas horas. As vagas são limitadas e o ponto de encontro é em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes.

Os encontros são realizados sempre nos últimos sábados de cada mês. Em caso de chuva, o evento é cancelado, pois a trilha de 1,2 km é percorrida a pé.