Lucilia Guimarães/SMCS

Cerca de três mil pessoas participaram na noite de quinta-feira (22/11) da estreia do Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem (Centro Histórico). O espetáculo de rua gratuito abriu a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense, que terá mais de 70 atrações espalhadas pela cidade até o dia 23 de dezembro.

Moradores da capital, turistas e autoridades acompanharam a apresentação, uma produção da Fundação Cultural, semelhante a uma ópera a céu aberto, com interpretações musicais e uma sequência de cenas do nascimento de Jesus Cristo.

“Vamos ocupar Curitiba com a alegria das famílias da capital e de quem visita a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca, em referência ao início do espetáculo no Largo da Ordem e a toda programação natalina. Ele estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

Greca agradeceu a população presente e as empresas apoiadoras do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. “Nossos parceiros, a Rede de Supermercados Condor, a  Electrolux, a Caixa Econômica Federal e a Volvo, acreditam neste projeto e estão ajudando a consolidar a capital no roteiro nacional das cidades turísticas com grandes eventos de Natal”, reforçou o prefeito.

Ao término do espetáculo e da caminhada do público ao local da estrela símbolo ao nascimento de Cristo, um show de fogos de artifício “pet friendly” (sem barulho que afete os animais), iluminou o céu da região central.

As encenações tiveram como cenário os casarões históricos do Largo da Ordem, onde atores e atrizes recontaram o nascimento do Menino Jesus.

A caminhada foi feita desde a altura do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal de Turismo, até a frente da Casa Romário Martins, onde ficou o Presépio Vivo do espetáculo. Após o auto, foi realizado um concerto no Memorial de Curitiba, com apresentação do projeto Nosso Canto (que inclui corais das dez regionais da cidade) e da Orquestra Big Belas Band, com regência de Mara Campos.

As encenações no Centro Histórico serão reapresentadas, todas as quartas e quintas-feiras, até o dia 13 de dezembro, sempre às 20h30. Neste dias, às 19h30, também ocorrem apresentações no Memorial de Curitiba.

Momento único
Moradores e turistas que acompanharam a apresentação se emocionaram com o Auto de Natal.

Para a professora Cláudia Lanzuolo, o Natal deste ano é mais do que especial. Ela foi com a família toda prestigiar o neto, João Rafael, que representou o menino Jesus no Presépio Vivo. “É um momento único e eu acho que é a oportunidade de prestigiar nossa cidade e vivenciar essas coisas maravilhosas que acontecem só em Curitiba. É uma festa muito importante para nós curitibanos, importante para o turismo e para os profissionais que trabalham em prol da cultura e da educação”, ressaltou Cláudia. 

Rogério Kirisawa é promotor de eventos e conta que veio de Minas Gerais. Ele está morando há pouco tempo em Curitiba e foi conferir a abertura do Natal com a esposa e o filho, de seis meses de idade.

“Este o primeiro Natal do Takashi, o que torna a festa muito mais especial. Quando morava em Minas Gerais já ouvia falar daqui. Escutava falar das belezas, dos encantos e das apresentações, por isso não podia deixar de vir”, disse Rogério.

Ele contou que o Natal da cidade é famoso no Brasil inteiro e que está  ansioso para ver outros espetáculos. “Estou com uma expectativa muito grande para assistir, pela primeira vez, ao Palácio Avenida”, complementou Rogério.

“Está lindo, lindo!!”,  afirmou a aposentada Adalgisa Peixoto. Turista de Ourinhos (SP), ela conta que veio para Curitiba para ver a festa de Natal. “Estou maravilhada com o espetáculo, aqui é muito diferente, valeu a pena! Ano que vem estou aqui de novo.”

A curitibana Escarlet Suzim, técnica de enfermagem, compareceu com o filho de 7 anos e achou o espetáculo maravilhoso. “É sempre um encanto, muito lindo, estamos emocionados”, disse. Escarlet contou havia algum tempo que não via a festa porque seu filho estava muito pequeno. Este ano, diz ela, João Victor adorou.

Confraternização
O espírito de Natal animou também os apoiadores do evento.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin, reforçou o apoio da instituição, a importância para o turismo e valor da festa para despertar o senso de solidariedade das pessoas.

“Apoiamos o evento com muito prazer e respeito a uma festa tão importante para estimular a confraternização, a solidariedade e a comunhão das pessoas, ainda mais em Curitiba, uma cidade cosmopolita que reúne etnias de todo o mundo, demonstrando este espírito democrático e também o próprio setor do turismo”, ressaltou Scalabrin.

Para o proprietário da Rede de Supermercados Condor, Joanir Zonta, o Natal é uma data de reflexão para as pessoas e a programação resgata os valores da cidade.“Temos uma enorme honra de apoiar esta magnífica programação do Natal de Curitiba, tanto aqui no Largo da Ordem como nas Administrações Regionais, que representa a essência do povo Curitibano, o amor ao próximo e a solidariedade de todos os curitibanos e os visitantes que chegam na capital”, reforçou o empresário.

A diretora de Recursos Humanos da Electrolux, Tania Maranha, disse que o apoio à programação, com o patrocínio da Vila de Natal, na Praça Santos Andrade, mostra o quanto Curitiba é importante para a empresa. “Nossa maior fábrica está localizada na capital e esta é a forma de agradecermos aos nossos funcionários e a toda a população a confiança na nossa marca”, salientou ela.

Presenças
A abertura da programação reuniu diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; a presidente da Fundação Social (FAS), Elenice Malzoni; a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi; a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Antonio Trautwein; o superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Felipe Tha de Carvalho; e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin.

Temporada cheia
O Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização integra a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas.

Toda a programação do Natal de Curitiba: Luz dos Pinhas pode ser conferida no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/