Chuniti Kawamura/Arqeuivo/AN-PR – Lote de bebidas apreendidas em 2011 no Paranu00e1

O Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar) começou uma campanha para a redução de impostos. Segundo Fábio Aguayo, presidente do Sindiabrabar, o setor não está conseguindo competir com o crime organizado. “Mais de 70% dos vinhos consumidos em festas, casas noturnas e eventos em Curitiba são contrabandeados, porque o peso tributário está muito alto.  “, diz ele. 
O primeiro passo da campanha foi uma reunião com o Secretário de Estado da Fazenda, José Luiz Bovo, na última terça-feira (22). “Se reduzir os impostos,  garantimos arrecadação e geração de empregos, pois a decisão é politica em defesa do empresariado paranaense, como fez o estado de Goiás que reduziu ICMS”, alega Aguayo. “Vamos dar contrapartida. Se a redução de impostos voltada ao setor ocorrer, o Estado vai ter muito mais retorno com a geração de empregos”. 
A questão dos vinhos, segundo ele, é só o começo de uma grande campanha. “A primeira etapa é dos vinhos. Mas queremos o engajamento de todos. Vamos fazer campanha pra destruir garrafas, criar mais certificados regionais, disk denúncias e uma cartilha da rolha”, afirma. A ideia é que a campanha continue com outros produtos comercializados pelos setores.