Valquir Aureliano – Ação teve corte de cabelo para os moradores de rua

Uma ação social realizada nesta quarta-feira (24) serviu 700 refeições para moradores de rua de Curitiba. Foram 300 cafés da manhã e 400 almoços servidos durante a ação ‘Curitiba que não dorme’, da Fundação de Ação Social (FAS), na Praça Tiradentes. O mutirão social aconteceu das 9 às 14 horas. Ao longo da manhã e começo da tarde foram centenas de pessoas atendidas com orientações e encaminhamentos, além das refeições.

Dezenas de voluntários também participaram oferecendo as refeições, 120 cortes de cabelo, 30 consultas médicas e encaminhamentos para exames, 300 exames de glicemia e aferição de pressão arterial, além de dez encaminhamentos para tratamento de dependência química.

Duas pessoas receberam passagem e embarcaram, em seguida, para as cidades de origem — em Rio Negro, Sudeste do Paraná, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina —, onde seriam recebidos pelas famílias, já contatadas pela FAS antes da partida.

Os mutirões sociais começaram a ser ofertados pela Prefeitura em 2018, mas apenas com serviços da assistência social, proteção animal e saúde. Este ano, a ação ganhou corpo e a participação de dezenas de voluntários, principalmente ligados à igreja evangélica.

Além da FAS, o mutirão teve a parceria das secretarias da Defesa Social e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres, da MedPrev – que contou com o trabalho voluntário do médico Enzo Monteiro do Nascimento; da Cruz Vermelha, de representantes das igrejas Quadrangular e ABBA, e da comunidade terapêutica Mannain.